Centro de Atenção à Saúde da Unimed completa um ano em Cafelândia

        07 de julho, 2021


 

O Centro de Atenção à Saúde da Unimed Cascavel em Cafelândia completou um ano nesta quarta-feira. Desde a inauguração, em 7 de julho de 2020, centenas de pacientes foram atendidos na estrutura de 100e conheceram a excelência do Jeito de Cuidar Unimed. A atuação do CAS é o símbolo de uma nova era da presença da Unimed na cidade, cuja economia se deve em grande parte à força do cooperativismo.

Quando chegam ao centro, os beneficiários são recebidos por enfermeiros que traçam o perfil de saúde do indivíduo, levando em conta todo o histórico dele. Após a triagem inicial, que inclui aferição da pressão arterial e demais sinais vitais, o paciente é acompanhado por um médico de referência (com especialização em Medicina da Família) que pode diagnosticar, tratar e prevenir doenças. Se necessário, é esse mesmo médico que encaminha o paciente para um especialista, e os dois profissionais mantêm contato contínuo para acompanhar a evolução do caso.

Referência mundial

Esse é o melhor modelo de cuidados do mundo, inspirado em exemplos que deram certo no Canadá e em vários países da Europa, como a França, Holanda e Inglaterra. Basicamente, o CAS é o destino dos beneficiários sempre que precisam de ajuda médica, mas também é uma referência em Medicina Preventiva, já que a Unimed Cascavel trabalha para evitar doenças (e não apenas curá-las).

APS

A Medicina exercida no centro é baseada na Atenção Primária à Saúde (APS), que a Unimed Cascavel traduz como Atenção Personalizada. O termo é conhecido internacionalmente para definir um modelo que visa ser a porta de entrada de um sistema com cuidados contínuos, por meio da integração de ações preventivas e curativas.

Estudos comprovam que a APS traz resultados positivos à população dos países que adotam esse formato:

• Melhores indicadores de saúde
• Maior eficiência no fluxo dos beneficiários
• Tratamento mais efetivo de condições crônicas
• Maior eficiência do cuidado
• Maior utilização de práticas preventivas
• Maior satisfação dos beneficiários
• Diminuição das iniquidades sobre o acesso aos serviços e o estado geral de saúde

Na Unimed Cascavel, a APS orienta-se por quatro pilares essenciais:

1 • Acesso

Diz respeito à disponibilidade. Esse pilar assegura o paciente o contato com o médico de referência e com a equipe multiprofissional em visitas periódicas e em qualquer necessidade, mesmo em horários não comerciais.

2 • Coordenação do cuidado

Organiza e gerencia os cuidados em saúde, mesmo quando tais atendimentos forem realizados em outros níveis de atenção.

3 • Continuidade do cuidado

Refere-se a manter o vínculo com o indivíduo ao longo do tempo, de maneira que novas demandas, quando surgirem, possam ser resolvidas de maneira mais eficiente e efetiva.

4 • Integralidade

Este pilar garante atendimento integral às necessidades de saúde do indivíduo, considerando todos os aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

A nossa Atenção Personalizada representa uma equipe que cuida do paciente e direciona a ele todo o cuidado, de acordo com a necessidade que tem, focando sempre nas questões de prevenção, alimentação, vacinas, doenças crônicas, além do encaminhamento - em caso de necessidade”, completa a médica Luciana Cavalli, coordenadora da APS da Cooperativa.

Excelência diária

A Unimed Cascavel sabe que a saúde de quem você ama está sempre entre as suas prioridades. Esse carinho familiar estimula a Cooperativa a oferecer atendimento com médico da família de segunda a sexta-feira no CAS de Cafelândia. Além disso, beneficiários da cidade também podem contar com atendimento nutricional e psicológico:

• Segunda-feira: Médico da família e psicólogo (das 8h às 12h e das 13h às 18h)
• Terça-feira: Médico da família e nutricionista (das 8h às 12h e das 13h às 18h)
• Quarta-feira: Médico da família e psicólogo (das 8h às 12h e das 13h às 18h)
• Quinta-feira: Médico da família e pediatra (das 8h às 12h)
• Sexta-feira: Médico da família e psicólogo (das 8h às 12h e das 13h às 18h)

A unidade também conta com uma enfermeira e uma técnica de enfermagem que, das 8h às 18h (de segunda a sexta) oferecem orientações em saúde, esclarecimento de dúvidas, agendamentos e coordenação do cuidado.

O atendimento médico no centro é realizado por agendamento (exclusivo para casos eletivos ou agudos, a exemplo de febres, dores de garganta, etc).

Agendamento de consultas pediátricas CAS Cafelândia:

• (45) 3010-5015
• (45) 99993-4265 (WhatsApp)

Endereço

Av. Desembargador Munhoz de Mello, 87 (Sala 2)

“O CAS de Cafelândia mostra o quanto nós pensamos sempre em dar o melhor aos nossos pacientes. Trata-se de uma questão cada vez mais forte de humanização do atendimento, com a marca do Jeito de Cuidar Unimed,” finaliza o médico Luiz Sérgio Fettback, diretor-presidente da Unimed Cascavel.

 

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: