Com inovações estratégicas, workshop de lideranças da Unimed Cascavel planeja próximos 3 anos

        22 de junho, 2021


 

Assim como o corpo humano não para enquanto tem vida, a Unimed Cascavel vem interagindo com as pessoas e o mundo há mais de 32 anos em nome da saúde e da sustentabilidade. Tal qual um corpo humano precisa de cuidados frequentes, a Cooperativa também faz consultas periódicas para manter-se saudável.

Na manhã de 19 de junho (sábado), diretores, conselheiros, superintendentes, gerentes e coordenadores se uniram na sede da Cooperativa para dar mais um passo na construção do Planejamento Estratégico que balizará a Operadora entre 2021 e 2024. O novo P.E. começa a tomar forma para substituir a temática espacial que ilustrou o modelo anterior (2018-2021).


 

“Em cada gestão, o Planejamento Estratégico é fundamental. Sempre imaginei a Unimed Cascavel como se fosse um corpo humano. Para continuar vivo e saudável, é preciso ter todos os órgãos em bom funcionamento e, além disso, a gente necessita essencialmente de oxigenação. É certo que queremos progredir cada vez mais, e quando reunimos um grupo de pessoas com esse objetivo, conseguimos ter muito mais ideias para formalizar o que a gente pretende fazer nos próximos anos. Eu, que assumi como presidente da Singular em abril deste ano, vi este workshop de maneira muito positiva, pois foi um encontro extremamente objetivo e eficiente para a construção de ideias.”, avaliou Luiz Sérgio Fettback, diretor-presidente da Unimed Cascavel.


 

Seguindo as medidas de proteção contra o coronavírus, os participantes do worshop acompanharam uma apresentação que avaliou o cenário econômico atual e os efeitos no mercado da saúde suplementar, especialmente na realidade da Unimed Cascavel. Os modelos mais atuais de discussão de estratégias foram trazidos para o debate, como explica Everton Garboça, coordenador do Núcleo de Projetos, Marketing e Comunicação: “Um dos nossos pilares estratégicos é a inovação. Desde o último ciclo estamos buscando inovar em nossos processos e projetos. Não poderia ser diferente para a construção deste novo planejamento. Buscamos inovar na metodologia, nas ferramentas utilizadas para captação dos insights e materiais que irão compor a nova estratégia e também no estilo de evento que realizamos para refinar essas ideias. Dentre essa inovações, utilizamos a facilitação gráfica, vídeos em tempo real e alguns detalhes atrelados ao Jeito de Cuidar. Tudo isso para facilitar o entendimento da estratégia por todos envolvidos e, consequentemente, potencializar o sucesso dos projetos que desenvolveremos nos próximos três anos.”

Facilitação Gráfica


 

Conectadas ao evento, duas facilitadoras estavam em Minas Gerais e em São Paulo coletando em tempo real as ideias e propostas apontadas pelos participantes nas seis mesas de debate, em Cascavel. Os insights foram enviados por meio de um aplicativo de celular que criou nuvens de palavras e gráficos automáticos com os principais apontamentos feitos pelos grupos de discussão. Em seguida, as facilitadoras transformaram as informações em desenho que ajuda a compreender onde estamos, quem somos e o que precisamos fazer para chegarmos a ser quem queremos.


 

Minutos após o término do evento, os participantes receberam pelo celular um vídeo com os passos já seguidos até aquele momento na construção do novo Planejamento Estratégico. Dê um play no vídeo abaixo e confira:

“Avalio o nosso encontro de sábado de forma positiva. O Planejamento Estratégico é um instrumento necessário que estimula as lideranças a olharem para as ameaças e oportunidades em seu ambiente interno e externo. Além disso, é uma maneira de mapear os rumos da Cooperativa para os próximos anos. Reunir as lideranças para debater esse assunto foi fundamental para que tais ajustes sejam feitos com profissionalismo e atenção. A metodologia dinâmica e inovadora utilizada pela equipe organizadora permitiu que o trabalho fluísse com agilidade e dinamismo. Os grupos estavam engajados, trabalhando em prol da melhoria contínua para que a Unimed Cascavel alcance patamares ainda maiores”, elogiou Cristiane Ezequiel, gerente de Promoção à Saúde.

Próximos passos

As ideias e prioridades elencadas pelos seis grupos serão compiladas pelo Núcleo de projetos da Singular e, em seguida, apresentadas para a diretoria. As propostas incluem Missão, Visão e Valores, projetos a serem implantados e novos investimentos a serem feitos para potencializar a força da Unimed Cascavel no ramo da saúde suplementar.

Planejamento Estratégico. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: