Cooperativismo em saúde: o que a Unimed Cascavel traz nos seus 31 anos de história

        30 de janeiro, 2020


 

O tempo tem ido depressa. Há exatos 31 anos era assinado o documento que fundava a Unimed Cascavel, em 30 de janeiro de 1989. Desde então, os números se multiplicam: os médicos cooperados passaram de 128 para 597. As pessoas que confiam as próprias vidas à cooperativa de saúde já são quase 90 mil. Também há números vultuosos, a exemplo do número de consultas, exames, cirurgias e vidas salvas nestes 31 anos de cooperativismo médico. 

A estrutura física para cuidar de pessoas se renovou, foi ampliada e não para de crescer. Além da sede, com dimensão adequada e conforto para receber beneficiários, há também o Centro de Atenção à Saúde (CAS) que está prestes a atender em um novo prédio com mais espaço para acolher pessoas e colocar em prática com excelência os projetos de Medicina Preventiva e a Rede de Cuidados Continuados (RCC). Ao longo do tempo, também tem se multiplicado a rede de prestadores da cooperativa, atualmente composta por 113 clínicas, 23 hospitais e 22 laboratórios conveniados. 

Os médicos de várias especialidades que formam a identidade da cooperativa exercem com talento e ética o ofício ao qual se propuseram. Eles trabalham em prol da saúde e de mãos dadas aos princípios cooperativistas. Essa é uma relação que tem dado certo, tanto que a mais recente pesquisa de satisfação (realizada em 2019) revelou uma média de 89,25% (a melhor desde 2016). Um dos pontos que compõem essa nota e que merece destaque está relacionado ao atendimento oferecido pelos médicos cooperados, em que a Unimed Cascavel obteve nota de 93,57% no quesito cordialidade e simpatia.

Todo o investimento, especialmente o humano, é para cumprir a missão a qual a Unimed Cascavel se propõe: cuidar de pessoas. Em 31 anos dessa prática diária, a cooperativa tem conquistado a confiança de indivíduos, famílias, empresas e entidades. O reconhecimento se traduz em prêmios, a exemplo dos que foram conquistados em 2019: 

Suespar (Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná)
• Prêmio de Gestão de Custos
• Prêmio de Repasse ao Cooperado
• Prêmio de Performance Geral 

CNU (Central Nacional Unimed)
• 2º lugar na categoria Atendimento

Unimed do Brasil
• Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade 
Prêmio Impar
• Marca mais lembrada em Planos de Saúde em Cascavel
Prêmio Edmundo Castilho
• 1º lugar na categoria Gestão de Regulação e Análise em Saúde

OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras)
• 3º lugar no prêmio Somos Coop de Excelência em Gestão

Seguros Unimed (Prêmio Inova+Saúde)
• 1º Lugar na categoria Gestão de Pessoas (Hackathon Unimed Cascavel)
• Case do Ano (Hackathon Unimed Cascavel)

Aos 31 anos de história, a Unimed Cascavel tem reconhecimento, experiência e força para continuar em várias frentes. Além do suporte diário nas situações de exames, consultas e outros procedimentos agendados ou de emergência, a cooperativa investe em algo que resume o conceito de manutenção da qualidade de vida: a prevenção. 

A área de Medicina Preventiva tem projetos contínuos para conscientizar e auxiliar quem precisa de atenção para evitar complicações de saúde. 

• Antitabagismo
• Cegonha
• Bem Viver 
• Idoso Bem cuidado
• Abraçar (para pacientes autistas)
• Na Medida
• Programa de Gerenciamento de Doentes Crônicos (PGDC)
• Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)

Essas e todas as ações da cooperativa estimulam uma ideia cada vez mais forte dentro do sistema Unimed: Mude1Hábito. Essa é a campanha que demonstra o quando a cooperativa quer que cada pessoa dê o primeiro passo para uma vida que vale à pena ser vivida. E para amparar tudo isso, outro ideal praticado por todos os colaboradores, médicos e prestadores é o Jeito de Cuidar Unimed, que usa a empatia (o ato de colocar-se no lugar do outro) para entender e atender as necessidades de quem precisa de atenção. 

São coisas que o tempo ensina. São 31 anos de dedicação à vida. E já que a vida não para, 2020 é o ano que marca o início de um projeto do qual a Unimed Cascavel tem o maior orgulho: a Rede de Cuidados Continuados (RCC)

RCC

Com a Rede de Cuidados Continuados, a Unimed Cascavel dá mais um passo em direção à humanização do atendimento de pacientes diagnosticados com doenças incuráveis. A RCC amplia a área de atuação da equipe para além da situação da saúde física do paciente. Há uma atenção para as condições emocionais e espirituais dele e dos familiares. Trata-se de um tipo de atendimento de extrema importância para quem recebe o diagnóstico de uma doença que não tem cura e que precisa de cuidado especial para manter a qualidade de vida. É uma necessidade, na medida em que a população está envelhecendo e precisa cada vez mais dessa nova abordagem.

“Esses 31 anos nos trouxeram até aqui com a certeza de que o caminho propiciou aprendizado e a certeza de que vale à pena pensar na saúde de modo cooperativo. O cooperativismo na área médica é bom para profissionais da Medicina e para as pessoas que dela precisam. Neste aniversário, A Unimed Cascavel renova o compromisso que tem com a saúde e com a vida.” – Danilo Galletto, diretor-presidente da Unimed Cascavel.

Cuidar de você. Esse é o plano.