Dia da Árvore: A história da jabuticabeira símbolo da consciência da Unimed Cascavel

        21 de setembro, 2020


 

No Dia da Árvore, a Unimed Cascavel presta uma homenagem à natureza a partir da história deste pé de jabuticaba, que faz parte da impressionante flora brasileira. De acordo com um estudo realizado pela Botanical Gardens Conservation International, o Brasil tem a maior biodiversidade de árvores do mundo, com 8.715 espécies. A família das jabuticabeiras faz parte dessa riqueza.


 

Ela ainda era uma mudinha de 30 centímetros quando foi plantada na Unimed Cascavel, em 2018. Hoje, com quase um metro em meio de altura, é mais um símbolo da consciência ambiental que a cooperativa de saúde tanto estimula. Só nos últimos cinco anos, a singular já distribuiu mais de mil árvores, por meio de projetos socioambientais.

Na sede da cooperativa, é o seu João dos Santos quem cuida da planta. “Ela já deu até frutos que eu e os sabiás comemos”, brinca o auxiliar multifuncional que zela pela planta como se fosse uma filha. “Coloco adubo, rego pela manhã e à tarde. É quase da minha família, porque dou todo o cuidado e atenção”.


 

Todo esse cuidado que o seu João tem continua dando resultados. As flores brancas indicam que novas jabuticabas vão nascer em breve.


 

A importância do verde

A ciência considera as árvores organismos essenciais para o equilíbrio do planeta, pois desempenham funções vitais como o controle da temperatura, aumento da umidade do ar, regularidade das chuvas, qualidade da água dos mananciais, controle da erosão, manutenção da biodiversidade, produção de frutas, sementes, madeira, resinas, medicamentos e outros produtos, como o papel.

É neste ponto que a Unimed Cascavel reforça outra responsabilidade: o uso consciente dos recursos. No primeiro semestre deste ano, a cooperativa consumiu 68.565 folhas de papel a menos do que nos primeiros seis meses de 2019. Isso representa uma redução de 16%. “A singular também controla a emissão anual de CO2. Por meio de uma espécie de ‘calculadora’ avalia-se todos os resíduos gerados, incluindo gases produzidos pelos veículos, o consumo de energia e destinação do lixo. Esses dados geram o total de CO2 emitido e a quantidade de árvores que a cooperativa precisa plantar como compensação”, explica Maria Carolina Pedro, colaboradora do setor de Sustentabilidade.

Comemorar o Dia da Árvore com ações de plantio e conscientização é uma prática tradicional da Unimed cascavel. Essas ações corroboram com os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e os princípios do Pacto Global, do qual a cooperativa é signatária.

Cuidar do mundo. Esse é o plano.