Dia de Cooperar: Ações beneficentes da Unimed Cascavel ajudaram duas mil pessoas

        28 de julho, 2020


 

Higienizar as mãos e manter os ambientes limpos são as expressões de ordem na luta contra o novo Coronavírus. Certamente, e com razão, você tem reforçando os cuidados em casa e no trabalho. Agora pense como estão as instituições que atendem pessoas carentes e que sobrevivem à base de doações.

Imbuída do espírito cooperativista, no dia 24 de julho (sexta-feira) a Unimed Cascavel concretizou em Ubiratã mais uma ação do Dia de Cooperar 2020. A cooperativa de saúde entregou 2.508 itens de higiene e limpeza para a Associação Cultural e Espiritual Missão Pelicano e para o Lar dos Velhinhos. Os produtos foram arrecadados por meio da força do cooperativismo, em uma parceria com o Sicredi Ubiratã, Coagru e Integrada, além de parceiros da cidade, como supermercados e farmácias.

Atualmente com 27 idosos, o Lar dos Velhinhos de Ubiratã estava com dificuldades para lidar com o aumento do consumo dos produtos de limpeza. “A gente tem usado o triplo de produtos, neste período de pandemia. Os gastos são enormes. Com a quantidade doada, a gente vai ter produtos para uns três meses”, comemora Solange da Costa Faustino, coordenadora do lar.

Além dos produtos de higiene e limpeza, ao longo do mês a Unimed Cascavel já havia entregado à entidade 12 pacotes de fraldas geriátricas. Os itens haviam sido arrecadados no Curso de Cuidador de Idosos EAD. “A participação da Unimed nessas ações alusivas ao Dia do Cooperativismo, juntamente com as outras cooperativas parceiras, reflete a importância que temos com os projetos sociais que desenvolvemos. Isso reforça cada vez mais a nossa participação junto à comunidade local e, neste caso especifico, a ajuda humanitária em momentos de dificuldade”, explica José Carlos Marques, médico conselheiro regional da Unimed Cascavel em Ubiratã.

Cascavel e Cafelândia

Nos dias 2 e 3 de julho, a Unimed Cascavel já havia finalizado a campanha em na cidade sede, com a parceria das cooperativas Coopavel, CrediCoopavel, Cotriguaçu, Cresol, Sicredi, Sicoob e Uniprime. Foram arrecadados mais de seis mil itens que beneficiaram quatro instituições da cidade. Já em Cafelândia, a campanha arrecadou mais de 400 itens, que foram todos doados a uma entidade.

Cooperativismo por vidas

As comemorações relativas ao mês do cooperativismo beneficiaram aproximadamente mil pessoas, por meio da arrecadação de mais de oito mil produtos. O trabalho envolveu onze cooperativas de diversos ramos em prol da ajuda à comunidade.

Sem parar

Para a Unimed Cascavel, o cooperativismo é celebrado o ano todo. Tanto que diversas ações realizadas foram incluídas no Dia de Cooperar:

• 1ª e 2ª edição do Cooperando com Palavras: As ações beneficiaram idosos e profissionais do Call Center municipal da Covid-19, em Cascavel. As palavras de conforto e apoio chegaram a 149 pessoas,          que receberam o carinho durante a pandemia.
• Quarentena brincalhona: Entrega de 300 kits lúdicos para crianças de quatro instituições de Cascavel e Ubiratã
• Canto Solidário: Doação de cestas básicas e produtos de higiene para famílias dos participantes do Coral Rouxinol. A ação beneficiou 150 pessoas
• Doações que Salvam Vidas: Incentivo para que os colaboradores da Unimed Cascavel doem sangue. Até o mês de julho, 25 colaboradores foram até o Hemocentro da cidade, beneficiando até 100 pessoas.
• Doação de EPIs: A cooperativa realizou a doação de milhares de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para clínicas e hospitais da região.

Todas as ações realizadas pela cooperativa, que alcançaram duas mil pessoas, demonstram que atitudes simples movem o mundo, e é por meio de parcerias que a transformação acontece.

Cooperativismo solidário. Esse é o plano.