Dia dos Surdos: Unimed Cascavel oferece atendimento em linguagem de sinais

        25 de setembro, 2020

Há exatos 163 anos, em 26 de setembro de 1857, era criado o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro. Desde então, essa é a data em que o país comemora o Dia Nacional dos Surdos. Na Unimed Cascavel, o cuidado e o respeito aos deficientes auditivos são atitudes constantes.

Questão de inclusão

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recomenda que as operadoras de saúde ofereçam ambiente adequado aos portadores de necessidades especiais. Em vista disso e imbuída do Jeito de Cuidar Unimed, desde 2017 a Unimed vem investindo na formação de colaboradores, especialmente os que atuam diretamente no atendimento, para se comunicar com os beneficiários deficientes auditivos ou de fala, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os colaboradores treinados são identificados por um cordão amarelo no crachá.

“A Unimed Cascavel começou a formação dos colaboradores em libras antes mesmo da recomendação da ANS. A cooperativa faz isso para promover a diversidade e a inclusão. Consideramos essa uma questão de respeito com os nossos beneficiários.”


 

Atualmente, a cooperativa tem nove colaboradores aptos para atender em Libras. A próxima turma será formada em 2021, quando também haverá cursos de aperfeiçoamento e atualização”, explica Silmara Francisco, do setor de Gestão de Pessoas da Unimed Cascavel. 

“Temos a missão de cuidar de pessoas e consideramos um direito do beneficiário deficiente auditivo ter um atendimento adequando quando precisa da Unimed Cascavel. É o conceito de empatia que faz parte do Jeito de Cuidar Unimed, que norteia todas as nossas atividades de promoção à saúde e à vida”, finaliza Danilo Galletto, diretor-presidente da Unimed Cascavel.

A Unimed Cascavel considera que, quanto mais informações, mais empatia. Quanto mais empatia, mais inclusão. CLIQUE AQUI para saber mais sobre tipos e sinais de surdez.

Inclusão. Esse é o plano.