Dia Sem Tabaco: Unimed Cascavel apresenta métodos para eliminar vício

        29 de maio, 2020


 

Comemorado sempre em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao cigarro. Conforme a OMS, sete milhões de pessoas morrem a cada ano em consequências de doenças causadas ou agravadas pelo tabagismo. 

A ideia do dia mundial é aumentar a conscientização das pessoas (fumante ou não) sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde, especialmente a pulmonar, como doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o hábito de fumar está diretamente relacionado a 90% de todos os cânceres pulmonares.

Tabagismo é doença e é causada pela dependência física da nicotina. A substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial, o que pode levar à isquemia (suspensão da circulação do sangue) e ao infarto agudo do miocárdio. Já o monóxido de carbono, produzido por meio da queima do cigarro, causa diminuição da oferta de oxigênio ao coração, levando também à isquemia, privando alguns órgãos do oxigênio, causando deficiência na oxigenação dos tecidos, podendo ocasionar doenças como a aterosclerose.

Métodos de parada

A psicóloga Ariella Sousa, do setor de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel, traz dicas sobre métodos seguros para ajudar quem está afim de largar o cigarro. 

• Parada abrupta - Quando a pessoa para de fumar de uma hora para outra, cessando totalmente o uso de cigarro.
• Método gradual - Se você decidir deixar de fumar utilizando uma estratégia gradual, não deve gastar mais do que duas semanas nesse processo.

Diminuir o número de cigarros usando um período de tempo longo pode tornar a experiência de deixar de fumar mais difícil do que o necessário, ou seja, pode ser uma forma de ADIAR e não de PARAR.

Assista ao vídeo abaixo para ver quais são as formas de redução, adiamento e cessação do tabagismo.