Dicas de cozinha: Veja como manter os alimentos bons para uma alimentação saudável

        21 de julho, 2020


 

Para comer de forma saudável, a primeira coisa da qual precisamos ter certeza é de que os alimentos estão bons para o consumo. Saber como conservá-los da maneira correta é uma das melhores dicas de cozinha, especialmente se você começou a morar sozinho (a) ou com outras pessoas que não fazem ideia de como lidar com esse assunto.

Hoje vamos dar dicas de como manter os alimentos bons para o consumo e bem conservados para que você possa manter uma alimentação saudável. Confira as cinco dicas de como  conservar os alimentos da forma correta:

1 • Alimentos cozidos

Você acabou de almoçar e precisa guardar a comida, mas bateu aquela preguiça e achou melhor deixar para depois. Não faça isso! Você vai acabar esquecendo ou estará tão atrasado (a) para ir ao trabalho que não vai conseguir guardar a comida.

Alimentos cozidos não devem ficar mais do que duas horas em temperatura ambiente. Se não for comer mais, o melhor é guardar tudo em uma vasilha, dentro da geladeira.

2 • Ovos

Eles podem ser guardados dentro da geladeira (preferencialmente na porta) e também podem ser mantidos em temperatura ambiente (se possível, fora de armários ou vasilhas).

3 • Laticínios

Itens como queijo, manteiga, iogurtes e outros derivados do leite não devem ser armazenados na porta da geladeira, pois é o local que mais sofre variação de temperatura. O melhor é deixá-los na parte superior - onde fica mais frio -, para evitar o estrago.

4 • Hortaliças, frutas e vegetais

Antes de serem armazenados, esses produtos devem ser bem lavados e limpos, especialmente agora, durante a pandemia. Além disso, existe a questão dos agrotóxicos que, com o passar do tempo, podem causar diversos danos à saúde e até mesmo aumentar o risco de câncer.

Coloque as compras em uma bacia, balde ou pia e adicione uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para 1 litro de água. Adicione até cobrir tudo e deixe na solução por 15 minutos. Depois, basta lavar bem, secar e guardar.

5 • Alimentos em conserva

Compramos diversos alimentos do tipo nos supermercados: milho, azeitona e muitos outros. Quando abrimos o recipiente, o melhor a fazer é transferir todo o conteúdo que ficou no recipiente original, inclusive o líquido, que possui substâncias específicas que ajudam a conservar o alimento adequadamente.

Nos casos em que você já comprar alimentos em potes de vidro, não é precisa transferi-lo  para outro local. Basta guardar na geladeira, bem tampado.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: