Grupo da Unimed Cascavel faz estágio em Rede de Cuidados Continuados no interior de SP

        06 de novembro, 2019


 

Profissionais de várias áreas da saúde que integram a Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cascavel começaram os estágios práticos da RCC. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, um médico, uma psicóloga e dois enfermeiros de Cascavel estiveram em Presidente Prudente, onde acompanharam a rotina da rede da cidade do interior paulista. O grupo acompanhou a rotina da RCC na Santa Casa de Misericórdia, no Hospital Iamada e também na Unimed de Presidente Prudente.

Os enfermeiros Nina Rosa e Reginaldo Maximiano da Silva, ambos do setor de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel, integraram esse primeiro grupo de estágio. “Esse trabalho nos deu uma visão sistêmica de todo o fluxo do atendimento da RCC, desde o hospital, passando pelo atendimento domiciliar - após a alta hospitalar - e também a parte do ambulatório”, disse o enfermeiro.

A metodologia utilizada em Presidente Prudente foi considerada muito similar à que está sendo adotada em Cascavel, mas Reginaldo reforça: “Em cada singular, a RCC se adapta à cultura e ao dia a dia do beneficiário. Ainda que a metodologia seja a mesma, os casos são sempre individualizados.”

O grupo 1 que participou do estágio também foi composto pelos convidados Marina Magnino Machado Mota, psicóloga, e do médico Júlio César Zulian, que participam do curso de capacitação da RCC em Cascavel. A próxima turma de estágio irá ao interior de São Paulo em janeiro de 2020. “O estágio é uma etapa muito importante para a equipe, pois é o momento de alinhar o conhecimento com a experiência na vivência prática deste novo projeto. A Unimed Presidente Prudente já está há mais de dois anos com a Rede de Cuidados
Continuados em funcionamento e hoje é referência nesse serviço. A equipe voltou ainda mais sensibilizada e motivada com as experiências positivas evidenciadas lá”, finaliza Celenir Teló, enfermeira coordenadora da RCC em Cascavel.

A RCC

A Rede de Cuidados Continuados é um sistema composto por todas as modalidades de atendimento em cuidados paliativos (hospitalar, ambulatorial e domiciliar) conduzida por equipes capacitadas para lidar com as demandas físicas, psicossociais e espirituais apresentadas por pacientes e familiares. Essas modalidades estão obrigatoriamente inseridas em um sistema completo de atendimento em rede, com monitoramento, gerenciamento de risco, reabilitação de curto prazo e desospitalização moderna e segura. A rede será implantada de forma piloto em novembro de 2019. Em seguida, a RCC entrará em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2020, trazendo uma nova era de cuidados que são a marca da Unimed.

Cuidados Continuados. Esse é o plano.