Imunização: importância das vacinas em período de pandemia da Covid-19

        10 de junho, 2020


 

Cuidar da imunidade é de extrema importância e, na semana em que se comemora o Dia da Imunização (9 de junho), a atenção deve ser redobrada por conta da pandemia da Covid-19. Por isso é essencial para saúde seguir corretamente o calendário de vacinas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), as vacinas são poderosas ferramentas para controlar e eliminar doenças infecciosas que ameaçam a vida. Em tempos de pandemia pelo novo Coronavírus, a entidade ressalta a importância de manter em dia a vacinação de rotina, já que a descontinuidade com o calendário vacinal pode aumentar o número de indivíduos suscetíveis às doenças evitáveis, o que pode acarretar em uma sobrecarga ainda maior ao sistema de saúde.

Para ter um sistema imunológico saudável, deve-se manter uma rotina de hábitos saudáveis, que implica em alimentação rica em nutrientes e micronutrientes, rotina de exercícios adaptados ao isolamento social, meia hora de sol por dia, evitar o tabagismo e o consumo de álcool, combater a depressão por meio de práticas meditativas, música, arteterapia, entre outras possibilidades.

As vacinas estimulam a produção das defesas do organismo por meio de anticorpos específicos. Assim, elas ensinam o corpo humano a se defender de forma eficaz. Quando o "ataque" acontece de fato, o sistema de defesa é reativado por meio da “memória” do sistema imunológico. É isso que vai fazer com que a ação inimiga seja muito limitada ou, como acontece na maioria das vezes, totalmente eliminada antes que a doença se instale.

Calendário Vacinal

O Ministério da Saúde divulga o calendário vacinal completo. Para ter acesso, clique AQUI. No link estão listadas todas as vacinas necessárias, além das doses exatas e períodos em que é necessário de imunizar.

Em tempo

Vale lembrar que a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até 30 de junho, em todo o país. Proteja-se.

Cuidar de você. Esse é o plano.