Inca prevê mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2020

        02 de outubro, 2020


 

O Outubro Rosa é um mês que ajuda mulheres e toda a sociedade na conscientização contra o câncer de mama e também contra o câncer de colo do útero. Mas, por que criar um mês para isso? Por conta dos altos índices de mortalidade que essas doenças apresentam e que podem ser evitadas por meio da prevenção.

A estimativa para 2020, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de mais de 66 mil novos casos. A cada ano, a taxa de mortalidade é de mais de 17.500, para mulheres, e de quase 200, para os homens. Pois é, homens também têm câncer de mama, mas as mulheres são os principais alvos.

Já o câncer de colo do útero causou a morte de mais de 6.500 mulheres, em 2018, no Brasil. Para 2020, a estimativa de novos diagnósticos ultrapassa 16.500 casos.

Por isso, é muito importante entender como se proteger e como se prevenir. É justamente esse o alerta feito no Outubro Rosa. Entenda mais sobre o assunto!

Como evitar o câncer de mama?

Existem formas de prevenir. Afinal, são vários os fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença.

É possível fazer a detecção precoce do câncer de mama. Mulheres com sinais e sintomas suspeitos devem procurar o médico imediatamente para realizar exames. Um deles é a mamografia, extremamente importante para o rastreamento do problema em mulheres entre 50 e 69 anos e também para o diagnóstico da doença.

Cuidar de você. Esse é o plano.