Logística reversa: Unimed Cascavel reutiliza carteirinhas vencidas para ajudar o planeta

        21 de setembro, 2020

Empresas administradas com base em projetos modernos de gestão investem em ideias que garantam a sustentabilidade econômica, social e ambiental de seus negócios. A Unimed Cascavel, que integra a maior cooperativa de saúde do mundo, adota meios de reaproveitar materiais já utilizados no processo produtivo para poupar a saúde do meio ambiente. Esse é o conceito da campanha de logística reversa das carteirinhas vencidas.

Entenda como é simples

Sempre que expira o prazo de validade do cartão do beneficiário, a Unimed recomenda que o material plástico não seja cortado, rasurado ou jogado no lixo. Em vez disso, os cartões podem ser levados até pontos de coleta disponibilizados pela cooperativa de saúde que, por sua vez, destinará o material para uma empresa especializada em apagar o conteúdo da carteirinha para que ela possa ser usada novamente. Confira os pontos de coleta:

• Sede: Rua Barão do Cerro Azul, 594 – Centro de Cascavel
• CAS (Centro de Atenção à Saúde): Av. Tancredo Neves, 1189 – Centro de Cascavel
• Loja de Ubiratã: Av. Nilza de. Oliveira Pipino, 1501 – Centro de Ubiratã
• CAS de Cafelândia:  Rua Munhoz de Melo, 87, Sala 02 – Consolata

“O cartão vai passar por um processo que apagará todos os dados do cliente. Assim, os beneficiários podem ficar seguros quanto à confidencialidade das informações pessoais. Se o cartão devolvido contiver alguma rasura, estiver quebrado ou com qualquer outro dano que impeça sua reutilização, o material será enviado para a reciclagem”, explica Maria Carolina Pedro, colaboradora do setor de Sustentabilidade. 

Ao longo de um ano, a Unimed Cascavel distribui uma média de 60 mil novas carteirinhas e recolhe outras oito mil. Equilibrar essa conta é o objetivo da campanha, visto que o material pode levar até 600 anos para se decompor, caso seja descartado de forma inadequada na natureza. Além disso, tem sido cada vez maior o estímulo para o uso do cartão virtual, disponível no APP Unimed Cliente PR.

Preservar para um futuro melhor


 

 

A partir desta segunda-feira (21), a cooperativa começa uma nova etapa da campanha  da logística reversa, com a apresentação de uma personagem que representa o cuidado com o meio ambiente. Tulip faz parte dos Guardiões da Sustentabilidade, projeto desenvolvido pela Unimed cascavel para trabalhar o assunto de forma lúdica em todas as peças de divulgação relativas ao tema.

“A Tulip representa a flora e a fauna do planeta Terra. Composta por rochas, água, raízes e flores, a guardiã do meio ambiente está sempre disposta a lutar pela vida e protegê-la”, acrescenta Maria Carolina Pedro.

Empresas parceiras

A devolução das carteirinhas vencidas pode ser feita por clientes individuais e por empresas que oferecem os planos da cooperativa de saúde aos colaboradores. É o caso da Coopavel, que periodicamente recolhe os cartões vencidos e os leva até a sede da Unimed, exercitando a parceria cooperativista e saudável para o planeta. "A responsabilidade com o meio ambiente é uma marca da Coopavel, que se preocupa em conscientizar associados e colaboradores sobre esse tema. Pensando no consumo consciente de recursos, nos juntamos à Unimed e, a cada renovação de contrato, desenvolvemos essa importante ação de responsabilidade ambiental. Por meio da parceria, devolvemos os cartões de PVC e evitamos que eles sejam descartados de forma incorreta. Essa é a lógica da logística reversa, que tão bem faz ao meio ambiente, à economia e às pessoas", afirma Aguinel Marcondes Waclawovsky, gerente de Recursos Humanos da Coopavel.

Além de fazer parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é uma boa prática no contexto da Política de Responsabilidade Ambiental da Unimed Cascavel, que trata de todos os resíduos que a cooperativa emite e dos incentivos ao descarte correto. Desde o início do projeto, em 2017, foram recolhidos mais de 33 mil cartões. “A nova etapa da campanha tem o objetivo de multiplicar a quantidade de carteirinhas reutilizadas. Este projeto vai ao encontro dos anseios da cooperativa enquanto agente transformador, com responsabilidade ambiental”, finaliza Erwin Soliva Junior, diretor de Controladoria da Unimed Cascavel, padrinho dos projetos ambientais desenvolvidos pela cooperativa de saúde.

Logística Reversa. Esse é o plano.