Mês das crianças tem ações especiais dos projetos de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel

        18 de outubro, 2021

Investir no bem-estar das crianças é pensar no futuro delas. A Unimed Cascavel considera que saúde se faz com cuidado e atenção a todos os aspectos do ser humano. No mês das crianças, os projetos de Medicina Preventiva ofereceram atividades para estimular a socialização e a diversão do público infantil. 

Na Medida Kids

No dia 6 de outubro, participantes do Na Medida Kids estiveram no Centro de Atenção à Saúde (CAS) e abriram largos sorrisos ao substituir os exercícios tradicionais por brincadeiras lúdicas e sensorialmente estimulantes, a exemplo da piscina de bolinhas, brinquedos infláveis e pintura facial. “Diferentemente dos dias normais do projeto, em que eles estão concentrados em cumprir atividades para a perda de peso, nesta ação do Dia das Crianças eles puderam aproveitar e interagir uns com os outros”, disse Ana Paula Doré, supervisora administrativa do CAS.

No cardápio, apenas a pipoca foi acrescentada. Os outros itens do lanchinho foram fruta, sanduiche de frango e suco de fruta, reforçando a pirâmide alimentar ensinada nos encontros.

Em uma festa animada assim, até os papais e mamães ficaram com sorriso de orelha à orelha, a exemplo da Sandra Aparcida Duarte Salles, mãe da Izabelly: “Ela voltou da comemoração muito animada e feliz. Isso distrai um pouco as crianças nesta fase difícil de pandemia pela qual elas também estão passando. Elas merecem, ainda mais para comemorar o dia delas. A gente só tem a agradecer pelo carinho que sente. A Unimed Cascavel está de parabéns.”

Abraçar

Estimular a interação está entre os objetivos do projeto Abraçar, que atende crianças beneficiárias da Unimed Cascavel com diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Neste período de pandemia, a interação social das nossas crianças ficou muito comprometida. Precisamos reduzir o horário das brincadeiras e em vários momentos não foi possível permitir a presença em grupo. Ou seja, a criança ficava apenas na presença da terapeuta”, explica a fisioterapeuta Fernanda Guerra, responsável pelo projeto Abraçar.

Mas a equipe de profissionais da Unimed Cascavel aproveitou a semana das crianças para promover a criatividade e oferecer algo diferenciado, aliando educação e diversão. “Com esta ação do Dia das Crianças, conseguimos organizar o nosso ambiente para proporcionar a elas um pouquinho de interação com atividades diferenciadas e brinquedos que fogem do cotidiano. Ali elas conseguiram ser crianças de verdade, e nós conseguimos visualizar na prática muito do que ensinamos na aplicação da intervenção terapêutica, ou seja, enxergamos a evolução delas com os pares, de igual para igual. Isso nos enche de orgulho, pois reforça que estamos no caminho certo”, comemorou Fernanda Guerra.

O Otávio, de cinco anos, foi diagnosticado com TEA no ano passado e logo começou a participar do projeto. Ao longo deste primeiro ano, a mãe descreve a melhora do menino:Meu filho tem evoluído muito, especialmente em relação à fala e ao comportamento. Nós já tínhamos Unimed havia vários anos e, quando tivemos a confirmação do diagnóstico do Otávio, descobrimos o projeto e ele já começou a praticar. Tem sido nota dez”, elogia a assistente social Thais Medina Franzine.

A mamãe conta ainda que, depois da festa das crianças, o garoto voltou pra casa com uma alegria contagiante. “Eu achei fantástico, pois os brinquedos foram pensados para eles. Meu filho adorou!”

Medicina preventiva

Conheça os projetos do setor de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel. Somos uma cooperativa que trabalha em nome da preservação da sua saúde. Clique AQUI e saiba mais.

Cuidar de você. Esse é o plano.