Medicina personalizada: Conheça o papel do seu médico de referência

        30 de junho, 2020


 

Além de você, beneficiário (a) da Unimed Cascavel, existe mais alguém muito importante no dia a dia do Centro de Atenção à Saúde (CAS): o médico de referência. Na reportagem de hoje, você vai entender qual é a missão desse profissional e o quanto é fundamental você ter uma relação de confiança com ele, afinal, é o médico de referência quem conhece todo o seu histórico de saúde e acompanha suas condições clínicas de forma humanizada, exclusiva e personalizada. 

Médico de referência

É o profissional da Medicina em quem você concentra todas as informações e cuidados da sua saúde, independentemente da fase da vida ou do contexto em que a procura aconteceu. Com ele você pode ter um acompanhamento bem mais próximo e direcionado, já que ele levará em conta até mesmo as suas preferências e o seu estilo de vida, como explica a médica Luciana Cavalli, coordenadora de Atenção Personalizada à Saúde da Unimed Cascavel: 

“O médico de referência é aquele profissional que atende a pessoa como um todo, não focado na doença, mas na pessoa, não importa a patologia que ela tenha. Esse profissional pode coletar preventivo, acompanhar o paciente hipertenso, diabético, diagnosticado com infecções de garganta, crianças, adultos, idosos... Ele vai conhecer o histórico do paciente e ter um cuidado diferenciado com ele.”

Em outras palavras, o médico de referência é capacitado para monitorar as pessoas em diversas situações, seja qual for a condição apresentada. Nesses casos, o encaminhamento para um especialista é feito quando uma necessidade é identificada.

Contar com um médico de referência é algo que traz diversos benefícios, principalmente a coordenação do cuidado de saúde e o olhar integral sobre as necessidades do beneficiário, com vários benefícios:

• Solicitação de exames quando necessário
• Atendimento personalizado e humanizado
• Competência técnica para fornecer os diagnósticos corretos

Na reportagem de amanhã, conheça como será a estrutura física e humana do CAS de Cafelândia, que será inaugurado na próxima sexta-feira (03).


Assuntos em destaque: