Na Medida: programa de controle da obesidade começa nova turma

        15 de março, 2019

A Organização Mundial de Saúde vem alertando o mundo inteiro para os riscos da obesidade. De acordo com a OMS, a cada oito pessoas, uma é obesa. Especialistas alertam que a obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, problemas cardiovasculares, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.

Para auxiliar pessoas com excesso de peso a terem mais saúde e qualidade de vida, a o setor de Medicina Preventiva da Unimed cascavel tem uma rede de apoio que oferece o programa Na Medida, formado por uma equipe multidisciplinar que se dedica a controlar a obesidade, orientar pacientes diabéticos e promover a alimentação saudável dos participantes. O programa é voltados a pacientes da Unimed Cascavel que estejam com sobrepeso.

A primeira turma de 2019 começou na noite desta quinta-feira (14), no Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed Cascavel. A palestra de abertura foi conduzida pelo fisioterapeuta Edmilson Zabot Junior. “A palestra tem o intuito de ampliar o pensamento dos participantes para promover uma mudança de hábitos. Cada pessoa deve assumir as próprias responsabilidades e ter consciência de que o atingimento dos objetivos depende dela e não dos outros. Quero propor que as pessoas saiam da zona de conforto, tracem planos e metas e partam para a prática, fazendo o que for preciso para alcançarem os resultados que almejam, suportando as dores físicas e emocionais que essa busca possa acarretar”, estimulou o fisioterapeuta.

O eletricista Wanderley Gral começou a ganhar peso na adolescência. Hoje, aos 40 anos de idade, alguns problemas de saúde começaram a surgir. Ele teve que passar por uma cirurgia para retirar a vesícula e também enfrentou as dores das varizes nas pernas. Foi aí que decidiu mudar. No último ano, já perdeu 15 kg, mas quer ir além. “Eu quero encontrar um caminho para perder mais peso, pois ainda estou acima do ideal. Estou disposto a fazer o que precisar para ter mais saúde. Este projeto da Unimed é um grande auxílio para mim, pois me dá boas expectativas.”

O grupo participará de encontros quinzenais que vão incluir:

• Oficina de alimentação
• Terapia cognitiva comportamental
• Substituição de alimentos
• Cartão de enfrentamento
• Como manter a reeducação alimentar
• Manutenção de hábitos saudáveis e apresentação de resultados
• Acompanhamento
• Finalização e indicadores

Para participar da próxima turma, clique aqui e faça sua inscrição.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: