Na Medida: Unimed ajuda a perder peso e mudar de hábitos

        04 de junho, 2019

Os personagens desta reportagem são reais e têm em comum a guerra contra a balança. Todos eles contaram com o programa Na Medida, da Unimed Cascavel para perder peso, mudar hábitos e viver muito melhor. Aos 28 anos de idade, Marlon Vargas Albonico se inscreveu, suou e obteve o melhor desempenho no primeiro mês da turma. Perdeu 6,3 kg. “Sempre escutei das pessoas que me rodeiam que eu seria gordinho para sempre, mas eu nunca aceitei a ideia de que não alcançaria o meu peso ideal. Quando descobri que a Unimed Cascavel estava oferecendo um projeto para ajudar as pessoas a perder peso, com saúde, fui logo me escrever. Sem dúvidas, foi a melhor decisão que tomei”, conta o jovem que já se sente mais bem disposto e consegue respirar melhor. 

Marlon faz parte do grupo de oito pessoas que acaba de completar 30 dias de vida nova. O programa conta com a parceria da Academia Curves, onde instrutoras auxiliam a turma. Uma nutricionista da Unimed ainda dá dicas de alimentação. “Estou aprendendo a fazer uma reeducação alimentar. Não sinto fome, pois como a cada três horas com moderação e qualidade. Escolho bem os meus alimentos e isso me ajuda bastante”, revela o campeão de perda de peso.

As aulas são duas vezes por semana e incluem várias atividades para compor um treino completo, como explica a instrutora de Educação Física Patrícia Klein Weber. “É um treinamento de força, cardiovascular, aulas de pilates, dança e corrida de rua. É um projeto muito bom para quem quer mudar o estilo de vida mas está sem estímulo.”

Josiele Lindner eliminou 3,9 kg no primeiro mês. Mas não foi esse o único benefício que sentiu. “Também diminui medidas e o percentual de gordura corporal. Esse projeto trouxe muitas coisas para a minha vida, como uma melhor qualidade do sono, disposição durante o dia, redução de dores e o meu desempenho na academia já melhorou bastante nesse período”.

 

Uns perderam mais; outros, menos. Mas todos deram o primeiro passo para ter saúde e melhorar a autoestima, a exemplo da Raycélia Borba Vieira: “Já estou me sentindo muito mais motivada e de bem comigo mesma. As professoras motivam bastante a gente, fazem com que a gente não desista”.

Parceira de turma, Claudineia chegou aos 45 anos pesando 91 kg. Recorreu à cirurgia bariátrica, eliminou 24 kg e agora tem força suficiente para malhar. “Procurei a academia para mudar de hábitos e mudar de vida. Eu tinha diabetes mito alta e, hoje em dia, já nem preciso mais tomar os medicamentos.”

Alerta

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é de que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, além de mais de 700 milhões de obesos. Além de aumentar o risco de problemas cardiovasculares, o excesso de peso causa um estado de inflamação crônica do organismo, o que dá margem para o aparecimento de diversos tipos de câncer. A obesidade contribui para maior prevalência de câncer de mama, endométrio, rim, fígado, próstata, bexiga, esôfago e colorretal, segundo a OMS. De acordo com um estudo feito em 2018 pela Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo (FMUSP), até 2025 o Brasil terá 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade.

Participe do Na Medida

O programa é voltado para clientes da Unimed Cascavel que estejam acima do peso. Para se inscrever, CLIQUE AQUI ou ligue para 3099-4142. Cada turma participa das atividades durante três meses, sem custo algum. 

“Eu indico muito esse programa para as pessoas. É bom para a gente se sentir bem, ter saúde, cuidar de nós mesmos. Só depende de nós, da nossa força de vontade e de querer mudar as nossas e vidas e sairmos do sedentarismo”, finaliza o Marlon Vargas Albonico, que você conheceu no início desta reportagem.


 

Mude 1 hábito. Esse é o plano.