Palavra de nutricionista: Covid-19 x ansiedade x alimentação

        28 de setembro, 2020


 

Com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas estão se sentindo ansiosas ou deprimidas. Consequentemente, ganham peso devido à alimentação inadequada.

A pandemia também pode ser uma oportunidade para repensar os hábitos inadequados e começar a fazer mudanças que vão agregar para uma boa saúde. É possível começar com pequenas atitudes, como descontar a ansiedade na leitura de um livro, realizar aquela organização na casa, brincar com os filhos, envolver-se em atividades que movimentam o corpo, praticar caminhadas pelo bairro, subir e descer escadas, etc. Evitar o sedentarismo e manter a mente e corpo ocupados evita descontar tudo na comida.

Da época

Outra dica é deixar de comprar alimentos que não sejam saudáveis. Isso evita que eles estejam disponíveis à sua frente, quando bater aquela ansiedade. Alimentos da estação, além de serem mais saborosos e nutritivos, são mais acessíveis para o bolso.

Evite excessos

Não ingira grande quantidade de alimentos na mesma refeição. Isso evita o aumento de peso. Para quem gosta de cozinhar, aproveite o tempo livre para testar receitas saudáveis, também é de grande valia. Uma alimentação equilibrada traz maior vitalidade para enfrentar os problemas do cotidiano.

Mexa-se

A prática de atividades físicas pode trazer inúmeros benefícios, como a liberação de endorfina, hormônio que provoca a sensação de prazer e bem-estar, além de outros neurotransmissores com ação semelhante, além de potencializar o aumento da qualidade de vida.

Dica de ouro

A ingestão de água, além de hidratar o corpo, impede que você sinta mais fome.

*Texto elaborado pela nutricionista Francielle Salvatti, do setor de Medicina Preventiva da Unimed  Cascavel.

*Centro de Atenção à Saúde
CAS Cafelândia: (45) 3010-5015.
CAS Cascavel: (45) 3038-8989.

Cuidar de você. Esse é o plano.