Programa da Unimed Cascavel que forma cuidadores de idosos vence prêmio nacional

        08 de outubro, 2021

O programa da Unimed Cascavel que oferece formação gratuita para cuidadores de idosos foi o vencedor na categoria Sustentabilidade do prêmio Inova+Saúde 2021, que reconhece as melhores iniciativas adotadas pelas Unimeds de todo o país. O prêmio foi anunciado no dia 6 de outubro, em uma cerimônia virtual.

Cuidadores de idosos

O projeto nasceu em 2015 para formar uma “rede de conhecimento” com potencial de capacitar cuidadores (ou pessoas interessadas na área), aprimorando as habilidades essenciais para quem quer exercer essa profissão de forma digna e responsável em relação ao cuidado prestado aos pacientes.

“O programa tem evoluído a cada ano. Atualmente conta com o Curso de Cuidadores de Idosos nas modalidades presencial e on-line, com carga de 80h, encontros de cuidadores, palestras mensais de atualização, oficinas de inclusão digital e programa de saúde mental e emocional”, explica a colaboradora Maria Carolina Pedro, do setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Desde que foi iniciado, o programa conta com vários parceiros, incluindo empresas, universidade e profissionais da saúde, e já formou onze turmas, com 375 participantes que concluíram o curso. Além disso, mais de 500 pessoas já participaram das palestras de formação continuada, também gratuitas e abertas para a comunidade. Além de ser uma conquista tão honrosa para a Unimed Cascavel, o Programa de Formação de Cuidadores de Idosos é uma vitória para centenas de pessoas que buscam profissionalização nesta área. Neste sentido, o projeto funciona como um gerador de oportunidades de trabalho, de acesso à formação de qualidade, de relacionamento e de exercício do cuidado.

Ser cuidador

Cuidadora de idosos há seis anos, Helma de Andrade Oliveira Nobrega Souza zela pela saúde de dois pacientes, um domiciliar e outro no hospital. Ela conta que, diante da Covid, a preocupação com todos os cuidados a esses pacientes ficou ainda maior. “A gente está cuidando o tempo todo e é por isso que essas palestras são tão importantes. Quando você aceita o desafio de ser cuidador, você tem a obrigação de zelar pelo paciente. Com esse projeto, a Unimed Cascavel nos apresenta o Jeito de Cuidar e nos capacita, ou seja, dá a nossa profissão uma atenção especial que é muito importante, já que toda a população está vivendo e envelhecendo mais.”

Jeito de Cuidar Unimed. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: