Programa de Voluntariado da Unimed Cascavel lança primeiras ações de 2021

        23 de fevereiro, 2021

A Unimed Cascavel começou as ações de 2021 do Programa de Voluntariado, espalhando boas ações pela comunidade, levando sempre o Jeito de Cuidar como diferencial para a vida das pessoas.

Conforme a colaboradora Maria Carolina Pedro, do setor de Sustentabilidade da Cooperativa, o programa tem duas frentes de atuação: a doação de sangue e as ações sociais dentro das entidades beneficiadas.

Hemocentro

“Na doação de sangue, tivemos a participação de quatro colaboradores da Unimed Cascavel nos meses de janeiro e fevereiro. Eles doaram sangue para o Hemocentro da cidade, beneficiando até 16 pessoas”, explica Maria Carolina.


 

Leonardo Aires está no setor de Relacionamento Corporativo da Unimed há um mês e já se propôs a ajudar. No dia 11 de fevereiro, o colaborador foi até o Hemocentro. “Eu já era doador. Quando recebi o e-mail e descobri que a Cooperativa tinha esse programa que incentiva as doações, decidi participar. Faço isso sempre com a consciência de ajudar alguém que esteja precisando.”

Banco virtual

A Cooperativa tem um “banco de sangue virtual”, que reserva bolsas de sangue para casos de necessidade dos próprios colaboradores ou parentes de primeiro grau. A Campanha de doação está atrelada ao Jeito de Cuidar Unimed e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 3 – Saúde e Bem-estar.

Páscoa Cootacar

Em 2021, o Programa de Voluntariado beneficiará cooperados da Cootacar (Cooperativa de Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis). Duas colaboradoras auxiliaram aproximadamente 60 catadores a escreverem uma carta descrevendo a história de vida deles, como estão encarando a pandemia de Covid-19 e o que faria a Páscoa deles mais feliz. As cartas serão adotadas pelos colaboradores da Unimed, que presentearão os catadores.

“Foi muito bonito ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história dessas pessoas. As vezes a gente acha que está com problemas, mas conhece gente que passa por situações muito mais complicadas e que, mesmo assim, demonstra muita alegria de viver. Nós saímos de lá com a certeza de que fizemos algo muito positivo e ficou claro pra mim que aquelas pessoas querem ter a oportunidade de desabafar e contar a própria história”, resume Larissa Maciel, voluntária da Unimed Cascavel.


Voluntariado. Esse é o plano.