Projeto Cegonha: Unimed Cascavel retoma encontros com segurança para gestantes

        20 de janeiro, 2021


A Unimed Cascavel acaba de retomar um dos projetos mais elogiados dentre as iniciativas da área de Medicina Preventiva da cooperativa de saúde. O “Cegonha” recebeu nesta terça-feira (19) a primeira turma do ano de mulheres a partir da 12ª semana de gestação. No auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), os casais puderam ficar juntos, mas mantiveram o distanciamento seguro em relação aos demais e seguiram todas as recomendações de proteção contra a Covid-19, a exemplo do uso de máscara e de álcool em gel. “Neste ano, tomando as medidas de cuidado, retomamos o projeto Cegonha com uma turma presencial reduzida. Cada grupo é composto por dez gestantes. Esse número é 60% menor do que as turmas presenciais anteriores”, explica a enfermeira Caroline do Nascimento Leite.

Parto Adequado

No primeiro encontro, o ginecologista e obstetra Maciel Costa da Silva, que atua no Hospital São Lucas, falou sobre as vias de parto sob a ótica do Projeto Parto Adequado, desenvolvido em parceria entre o hospital e a Unimed Cascavel.  “O Projeto Parto Adequado visa sempre a melhor escolha para a mamãe e para o bebê, tratando cada caso de forma individualizada. O objetivo deste encontro é iniciar uma roda de conversa em relação à gestação, ao parto e, no futuro, ao puerpério. Vamos esclarecer as possíveis dúvidas de mães e pais sobre todo esse período, além de orientá-los sobre as vias de parto, explicando riscos e benefícios de parto normal e cesarianas, mantendo o acompanhamento dessas mulheres antes, durante e logo após o parto”, disse o especialista.  

Venha logo, Benjamin!

A jornalista Nauana Guerra e o engenheiro eletricista Rafael Ademar Kuhn vivem pela primeira vez a expectativa de serem pais. “Quando soube que seria pai, fiquei praticamente sem reação. Acredito que a ficha vai cair de verdade quando eu finalmente segurar o meu filho no colo. A gente que é pai de primeira viagem tem muitas dúvidas. Tremo até para segurar um bebê no colo. Então, quero aprender a dar banho, trocar fralda, vestir...”, conta o engenheiro, com o olhar cheio de ansiedade.

Com o primeiro filho crescendo no ventre, Nauana vai descobrindo um novo mundo. “Temos muitas dúvidas, mas também temos muitas certezas. Sabemos que nosso filho se chamará Benjamin, que ele está sendo muito esperado e que será muito amado”, afirma a jornalista, confiante de que fez a escolha certa ao se inscrever no projeto. “Muita gente que tem plano de saúde costuma dizer: ‘tenho plano, mas não quero ter que usar’. Mas esses projetos de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel são muito legais e fazem muita diferença na nossa qualidade de vida.”

Cegonha

O projeto é destinado a pacientes da Unimed Cascavel que estejam a partir da 12ª semana de gestação. As orientações são repassadas em seis módulos, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 19h30, no CAS.  Os encontros são organizados conforme os conteúdos:

• Módulo 1 – Parto Adequado e vias de parto
• Módulo 2 – Medidas não farmacológicas para alívio da dor no trabalho de parto
• Módulo 3 – Aspectos psicológicos no parto
• Módulo 4 – Amamentação
• Módulo 5 – Rede de apoio à gestante e à puérpera
• Módulo 6 – Cuidados com o recém-nascido

A próxima turma começará em março de 2020, mas as vagas presenciais já foram preenchidas. Caso queira se inscrever para o grupo do mês de abril, CLIQUE AQUI.

As gestantes que não se sentirem seguras em ir até o CAS para as atividades ou que não conseguirem vaga para os encontros presenciais podem participar do projeto de forma on-line. Basta fazer a inscrição por meio do portal de projetos da Unimed Cascavel. Em seguida, uma equipe da Unimed entrará em contato por telefone para dar as orientações às gestantes que optarem pela modalidade à distância.

Cuidar de você. Esse é o plano.