Rede de Apoio: Unimed Cascavel orienta quem vai cuidar de mamães e bebês

        01 de março, 2019

Com 27 semanas de gestão, a corretora de seguros Luciane Zanella não vê a hora de conhecer o rostinho do primeiro filho, o Guilherme. Aliás, a família toda está envolvida para a chegada do bebê. Na noite desta quinta-feira (28), A Luciane veio até a Unimed Cascavel acompanhada pela mãe e pela sogra. Juntas , as três para participarem da Rede de Apoio, que é uma extensão do Projeto Cegonha, voltado a mulheres a partir da 20ª semana de gestação.

A Rede tem esse nome porque envolve as pessoas que vão auxiliar a mamãe após o nascimento do bebê. “Eu escolhi a minha mãe e a minha sogra porque confio na maturidade e na tranquilidade delas para me auxiliar quando o Guilherme chegar. Como sou mamãe de primeira viagem, com elas eu sei que vou me sentir mais segura.”

Durante o encontro, a psicóloga Ariella de Sousa, do setor de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel, falou sobre mitos e verdades no cuidado do bebê e também sobre a saúde da relação entre os pais, os avós e os demais familiares. “Eu gostei muito das orientações da psicóloga no sentido de nos orientar sobre os limites de palpites que as pessoas costumam dar. Existem sim um cuidado muito bem-vindo de todos, mas há um respeito na hora de considerar a vontade dos pais do bebê,” acrescentou a futura mamãe.

Chá de picão para curar icterícia (amarelão), moeda para evitar que o umbigo do bebê fique saltado e vários outras crenças populares também fizeram parte do bate-papo durante o encontro da Rede de Cuidados.  E lá estava a dona Lourdes, que vai ser bisavó pela primeira vez e foi a escolhida pela neta, Benaia, para cuidar dela e da bebê Maria Júlia, que chegará ao mundo no início de abril. “A minha neta me escolheu porque ela diz que confia muito em mim, e eu fico feliz por isso. Quando ela me contou que estava grávida, eu fiquei toda boba e já falei que queria ajudar. E nesse encontro da Unimed eu aprendi algumas coisas que ainda não sabia. Sobre s visitas, por exemplo. Tem gente que vem visitar a mamãe e o recém-nascido e passa a tarde inteira. Isso não é legal, porque os dois precisam descansar e se recuperar. Essa iniciativa da Unimed Cascavel foi muito proveitosa”, contou  a futura bisa, cheia de orgulho.

Projeto Cegonha

O Cegonha é um programa que oferece dicas de saúde para ter uma gravidez saudável, o que se reflete no bem-estar da mamãe e do bebê. O projeto é gratuito, voltado a beneficiárias da Unimed Cascavel.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: