Saúde dos olhos diante das telas: dicas para você enxergar com saúde

        04 de maio, 2022

A rotina de milhões de brasileiros começa do mesmo jeito: conferindo o celular logo no primeiro abrir de olhos. Em seguida, a televisão já está ligada na hora de se arrumar para o trabalho. Na empresa, computador a poucos centímetros do rosto durante todo o expediente. E assim, de tela em tela, que a vida passa diante dos nossos olhos.

Neste artigo, você verá os efeitos disso para a saúde ocular, bem como dicas de segurança e saúde para os seus olhos. Boa leitura!

Síndrome da Visão do Computador

Quando celulares, tablets, computadores e TVs estão muito próximas ao rosto, o músculo ciliar (que controla a acomodação do olho para que seja possível visualizar objetos em diferentes distâncias) se contrai para fazer o foco da imagem que está diante dos olhos. Os displays digitais exigem uma contração contínua desse músculo, o que pode levar a consequências como a Astenopia Digital, também chamada de Síndrome da Visão do Computador.

Entre os sintomas dessa condição estão a fadiga nos olhos, desconforto, sensação de olhos secos ou mais quentes do que o habitual. Isso é consequência da drástica diminuição de vezes que a pessoa pisca quando está diante das telas. Por exemplo: enquanto o normal é piscar de 40 a 50 vezes por minuto, na frente de uma tela esse número cai para apenas dez piscadas.

Como identificar os efeitos?

Repare se você está frequentemente com os olhos doloridos, cansados ou irritados e se sua visão está turva. Para quem dirige, um efeito prático é a dificuldade de focar em placas de trânsito, especialmente no fim do dia. Dor de cabeça e falta de concentração também podem estar entre os sintomas.

Caso tenha identificado um ou mais sintomas, procure um oftalmologista para diagnóstico e tratamento corretos.

4h, no máximo!

A recomendação de especialistas em saúde ocular é que cada pessoa não passe mais do que quatro horas diante das telas (incluindo as de celular). Sim, ficar dentro dessa meta é quase impossível nos dias de hoje. Por isso, outra recomendação é desviar o olhar da tela a cada 20 minutos e mirar no horizonte, por exemplo, por cerca de vinte segundos. Isso promove o descanso para a vista e ajuda a musculatura a relaxar. Uma orientação extra é levantar-se e fazer um alongamento a cada uma hora.

O celular e as crianças...

Pesquisas realizadas em várias partes do mundo têm relacionado o uso cada vez mais frequente de tablets e celulares ao crescimento de casos de miopia entre crianças. Conforme já citado, a contração contínua do músculo ciliar pode causar problemas. No público infantil, a fadiga visual nessa fase de crescimento pode levar à miopia.

Entre celular, tablet e televisão, prefira a TV, que fica mais distante dos olhos. Porém, estimule as crianças a terem atividades longe das telas e, de preferência, ao ar livre.

... e os óculos de descanso?

Não. O uso de óculos não é recomendado para qualquer pessoa. O principal conselho para quem passa muito tempo diante das telas é fazer consultas periódicas com um oftalmologista (especialmente em caso de sintomas).

Lista de dicas!

• Se possível, respeite o tempo máximo de quatro horas por dia diante das telas.
• Separe alguns momentos da sua semana para atividades em ambiente externo.
• Prefira a TV aos celulares ou tablets.
• No trabalho, mantenha a tela do seu computador a uma distância de 60cm a 65cm do seu rosto.
• Ajuste o brilho da tela para que fique confortável e não exija tanto esforço da sua visão.
• A cadeira e a mesa devem estar ajustadas para que você fique na posição correta e não desenvolva outros tipos de problema.
• Regule a luz ambiente e não fique muito tempo com luz diretamente no seu rosto. Luminárias devem estar direcionadas para a tela, assim como um livro.
• Faça intervalos para os olhos a cada 20 minutos e para o corpo a cada uma hora.

Gostou da leitura? Agora olhe para o horizonte e descanse os seus olhos! Depois, você pode compartilhar este artigo em suas redes sociais.

Cuidar de você. Esse é o plano.