Saiba identificar e prevenir o Acidente Vascular Cerebral

Texto: Unimed Cascavel, em parceria com a Unimed Chapecó.
        29 de outubro, 2020


 

A cada quatro pessoas, uma terá um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ao longo da vida. Esse dado preocupante é resultado de um estudo da World Stroke Organization (WSO). Ainda de acordo com a entidade, a prevenção pode evitar 90% desse total de casos. Além disso, o reconhecimento dos sinais de alerta da doença - aliado ao rápido tratamento - reduz a possibilidade de sequelas.

No Dia Mundial do AVC (29 de outubro), a campanha de conscientização visa promover a o cuidado sobre o risco individual de AVC e informar as pessoas sobre medidas de prevenção que podem salvar vidas. Por isso, a Unimed Cascavel faz o alerta! Leia esta reportagem até o fim:

Fatores de risco

Entre os principais fatores que contribuem para o risco de AVC estão hipertensão arterial, aumento dos níveis de colesterol, diabetes, doenças do coração, obesidade, alimentação com altos teores de gordura e estresse. Esses riscos podem ser minimizados com a redução do consumo de sal, de gorduras e do álcool, além da adoção de hábitos alimentares saudáveis, atividade física regular, controle do peso e um estilo de vida menos estressante.

Sinais de alerta

É preciso ficar atento aos sinais:

• Perda de força ou dormência nos membros
• Dificuldade para enxergar ou se comunicar
• Tontura
• Falta de equilíbrio
• Dor de cabeça súbita e insuportável

Ao identificar esses sinais, procure imediatamente o serviço de emergência médica. Quanto mais rápido for o atendimento, menor serão as possibilidades de sequelas graves – ou mesmo de morte. O AVC é a segunda maior causa de óbitos no mundo e a primeira de incapacidade, podendo acontecer para qualquer pessoa.

No mundo todo, são registrados aproximadamente 13,7 milhões de casos de AVC por ano, com 5,5 milhões de mortes. Atualmente, cerca de 80 milhões de pessoas vivem com sequelas de AVC.

Cuidar de você. Esse é o plano.