TransformAÇÃO: Unimed Cascavel oferece oficina para confecção de acessórios com banners e lonas

        01 de outubro, 2021

A foto acima retrata em uma mesma cena o tripé da sustentabilidade:

• Ambiental
• Econômico
• Social.

Integrantes da Acasol, associação de artesãos ligados ao projeto municipal Inclusão Produtiva, receberam um incentivo por meio de uma parceria entre a Unimed Cascavel, Uniprime Alliance, Assessoria da Comissão de Saúde e Assistência Social da câmara de Vereadores e da Prefeitura de Cascavel. Os associados participaram de aulas para a confecção de itens feitos a partir de banners e lonas vinílicas. “Estas mulheres e estes homens que participaram desta ação já estão inseridos em um grupo chamado ‘Ecoluxo’, que fabrica bolsas e peças de courvin e outros materiais. Então, essa parceria com a Unimed Cascavel para ensinar técnicas para o uso dos banners e das lonas veio para agregar valor. A sustentabilidade envolvida neste projeto é muito positiva”, explica  Denise Cavichoni, assistente social do programa municipal Inclusão Produtiva.

A instrutora do curso foi a designer de moda Bianca Baggio, que veio de Londrina, onde já trabalha com banners e reaproveitamento de resíduos têxteis e plásticos. “O banner é um material muito versátil. Ele é impermeável e possibilita a produção de ecobags, carteiras, necessaires, estojos, aventais e vários outros produtos para a moda casa e acessórios. A ideia é trabalhar com os banners de uma maneira criativa e com qualidade, auxiliando para que essas pessoas aumentem a linha de produtos que já fazem”, incentiva a instrutora. 

Mãe, dona de casa e universitária, Cleonice Aparecida Borges Weber também está entre os 38 artesãos da Acasol. “Estou apaixonada, amando tudo isso! O meio ambiente agradece e a gente precisa da renda. Por isso, considero tudo isso aqui um presente”. A presidente da associação reforça o quanto a ação da Unimed beneficiará as famílias dos participantes: “Essa parceria veio agregar muito para a gente. Isso representa oportunidade e renda para essas pessoas, ou seja, é tudo de bom”, conta a Jussara de Oliveira.

TransformAÇÃO

O programa da Unimed Cascavel está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4, 5, 8, 10, 12 e 17), aos princípios do Pacto global e aos conceitos de economia circular, upcycling (reutilização) e negócio social. “Com esse programa, a Unimed Cascavel quer promover uma transformação por meio do conhecimento e da reciclagem, desenvolvendo ações de capacitações e oficinas, possibilitando o aumento da geração de renda,” finaliza Maria Carolina Pedro, colaboradora do setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Onde comprar?

Os produtos confeccionados pela associação podem ser encontrados nas feirinhas realizadas pela Prefeitura de Cascavel, além da loja da Economia Solidária, no bairro Alto Alegre. Os artesãos também aceitam encomendas pelo telefone (45) 99972-1168.

Posso doar lonas e banners?

Sim. Caso tenha esses materiais para doação, entre em contato com o setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel, pelo telefone (45) 3220-7092.

Sustentabilidade. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: