Unimed Cascavel ajuda cada vez mais pessoas na luta contra o cigarro

        09 de outubro, 2019


 

A história da dona de casa Irena Teresinha Pedri Pizzi envolve uma luta em segredo que durou várias décadas contra um vício que ela escondia dos próprios filhos. “Eu fumei aproximadamente 55 anos da minha vida. Nas festas de família, aos domingos, eu não via a hora do almoço acabar para que eu pudesse ficar sozinha e fumar sem ninguém ver.”

Dona Irena viu no Projeto Antitabagismo, da Unimed Cascavel, um aliado para vencer. “O último cigarro que eu fumei foi no dia 19 de setembro. Eu estava prestes a embarcar com minhas amigas para uma viagem da igreja. Eu disse para mim mesma: ‘não vou levar o cigarro, porque não quero mais esse vício’. Fui , voltei firme e estou sem fumar. Não quero dar mau exemplo para os meus seis netos”, comemora a dona de casa.


 

Ela é uma das pessoas que participaram dos seis encontros da mais recente turma a se formar no projeto. O mecânico Marcos César Moura, que fumou durante 22 anos, também estava lá. “Tem gente que não sabe que a Unimed Cascavel tem um setor de Medicina Preventiva que oferece esses projetos tão importantes para a prevenção de doenças. Eu fiquei sabendo por meio de um amigo que também havia participado do projeto. Corri para me inscrever e foi o melhor que eu fiz.”


 

Por meio do projeto, a Unimed Cascavel oferece apoio com profissionais de várias áreas da saúde, além de pagar a maior parte da medicação que auxilia a combater o vício, no caso de pacientes que têm liberação médica para fazer uso, a exemplo da comerciante Adriana Melo, que começou a fumar aos 18 anos e logo percebeu o quanto o vício não tinha sentido. “O remédio que a Unimed está me fornecendo com 80% de desconto tem me ajudado muito. Às vezes até tenho vontade de fumar, mas estou conseguindo me manter firme no propósito.”


 

Mesmo após a conclusão do projeto, os participantes terão apoio, caso precisarem, como explica a psicóloga Ariella Sousa, do setor de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel: “A gente mantém o grupo de Whats App para dar o apoio. Se a pessoa precisar de auxílio, nem que seja para conversar, a nossa equipe está à disposição.”

Depoimento encorajador


 

 

O metalúrgico Valmor Wiebbling havia participado da turma anterior do Projeto Antitabagismo. Concluiu o curso em agosto e, no encerramento da turma seguinte, veio dar um depoimento do quanto a vida já melhorou desde que parou de fumar. “Antes eu não conseguia aproveitar os momentos com a minha família. Eu tinha que levantar várias vezes e ir lá fora para fumar. Hoje em dia eu consigo ficar. O dia passa e praticamente eu nem lembro do cigarro. Garanto que é possível parar e viver melhor”, estimula o ex-fumante.

Próxima Turma

O Projeto Antitabagismo da Unimed Cascavel é voltado para fumantes de todas as idades, desde que sejam beneficiários da Unimed Cascavel. Os encontros são sempre às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, no Centro de Atenção à Saúde (CAS), que fica na Rua Curitiba, 199. Para participar do próximo grupo, que começará em 21 de outubro, ligue para (45) 3038-8989.

Cuidar de você. Esse é o plano.