Unimed Cascavel conclui última turma de 2021 do projeto Cegonha

        08 de dezembro, 2021

Gabrielly e Rosivaldo estão na contagem regressiva para deixarem de ser dois. Eles serão três a partir da primeira semana de 2022, quando ela dará à luz Valentina, primeira filha do casal. O soldador e a dona de casa fizeram parte da última turma de 2021 do projeto Cegonha, desenvolvido pelo setor de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel. Os encontros deste ano terminaram no dia 30 de novembro, no Centro de Atenção à Saúde (CAS).

“Eu fiquei sabendo deste projeto por orientação da minha médica. Por ser a nossa primeira filha, estamos vivendo um momento que mistura ansiedade e medo. Achamos muito legal poder vir até aqui e tirar as dúvidas sobre a amamentação, por exemplo. Isso me tranquiliza muito”, conta a Gabrielly Cristina Tomé.

Para o futuro papai, os encontros também foram tranquilizantes para as futuras responsabilidades. “Eu acho que vou dar o primeiro banho nela. Então, estou aproveitando as orientações com as técnicas mais adequadas, além das questões de primeiros socorros para casos de possíveis afogamentos”, acrescenta o Rosivaldo Alves da Rocha.

O projeto

A Unimed Cascavel oferece o projeto Cegonha às beneficiárias com mais de 12 semanas de gestação. O nosso objetivo é compartilhar com elas e com os papais as informações sobre vias de parto, cuidados quanto à amamentação e com o recém-nascido, além da importância da rede de apoio nesta fase. A Unimed Cascavel também disponibiliza às beneficiárias, no próprio CAS, as consultas de pré-natal e de pós-parto com enfermeira obstetra”, explica a enfermeira obstetra Ariana Tasca.

Além da enfermeira, a equipe do projeto é composta por médico, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga. As orientações são dadas ao longo de sete encontros, todas às terças-feiras, às 18h30.

“O projeto Cegonha é um excelente guia para pais de primeira viagem. São informações valiosas sobre o bebê, sobre a gravidez e sobre o puerpério da mulher. O projeto nos fornece base teórica para o grande desafio que é cuidar diariamente de um recém-nascido. A enfermeira Ariana - profissional excelente, cuidadosa e atenciosa - nos auxiliou no plano de parto e nas dúvidas sobre amamentação”, conta o futuro papai Pedro Henrique Czdloski, colaborador do setor de Contas Médicas da Unimed Cascavel. Ele e a também colaboradora Rafaela de Oliveira Okopnik estão à espera da Maria Cecília, que chegará ao mundo em 6 de janeiro de 2022. “O projeto é muito bacana, pois aborda vários temas importantes. Isso é ainda mais fundamental para nós, pais de primeira viagem, que temos muitas inseguranças. Os profissionais da Unimed nos deram um direcionamento e nos ensinaram muito, tirando todas as nossas dúvidas. Foi muito importante ter participado”, finaliza a Rafaela.

Quer participar?

A próxima turma do Cegonha começará no dia 25 de janeiro. Para colocar o nome na lista, ligue para (45) 3099-4122 ou mande e-mail para projetosmedprev@unimedcascavel.coop.br.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: