Unimed Cascavel doa cadeiras de rodas para oito entidades por meio do Eu Ajudo na Lata

        20 de dezembro, 2019


 

O espírito solidário de milhares de pessoas que se uniram ao projeto Eu Ajudo na lata, da Unimed Cascavel, permitiu a entrega de cadeiras de rodas a oito entidades beneficiadas na edição 2019 da campanha. A entrega foi na tarde de quarta-feira (18), na sede da cooperativa de saúde. Cada entidade recebeu uma cadeira. Confira ganhadoras:

• Abrigo São Vicente de Paulo
• Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
• Instituto Sicoob
• Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP)
• Apae de Guaraniaçu
• Apae de Corbélia
• Apae de Cascavel
• Uopeccan de Cascavel

“É sempre uma satisfação. Os nossos alunos cadeirantes sempre têm necessidades. Por isso, essas cadeiras são sempre bem-vindas. Esses gestos são muito gratificantes.” - Paulo Francisco Grando, vice-presidente da Apae de Cascavel.

“Muitas vezes, quem coleta o lacre não tem ideia do quanto isso beneficia quem precisa. Isso faz bem para a Unimed, para as entidades, para quem precisa e para quem vê essa iniciativa e se estimula também. É um estímulo a uma sociedade mais humanizada.” - Leopoldo Furlan, presidente da Uopeccan.

Só em 2019, conseguimos arrecadar 753,9 kg de lacres, significando no total 10 cadeiras de rodas. Neste ano a campanha Eu Ajudo na Lata também foi realizada na região de Ubiratã. No dia 12 de novembro já haviam sido entregues duas cadeiras de rodas, uma com o dinheiro dos lacres e outra com recursos próprios da Unimed Cascavel. Foram beneficiados:

• Lar dos Velhinhos de Abrigo de Ubiratã
• Apae de Nova Cantu.

Já na campanha de Cascavel, cinco cadeiras foram compradas com o dinheiro proveniente da venda dos lacres arrecadados ao longo do ano pela Unimed Cascavel (cooperados, colaboradores e beneficiários), além de empresas parceiras e do público em geral. A cooperativa ainda comprou mais três cadeiras com recursos próprios para ajudar as entidades.

A Sanepar é parceira da ideia desde o início do projeto. “O nosso pessoal foi se estimulando ao longo do tempo. Hoje em dia, envolvemos todos os municípios da região atendida pela Sanepar de Cascavel. Eu sempre digo que pode ser apenas um lacre, mas que ajuda muitas pessoas. Quando a gente percebe, a arrecadação vira um hábito”, conta Priscila Paula Peccher, agente operacional da Sanepar.

E também parceira Seta Digital foi criando estratégias que deram certo para envolver os próprios colaboradores na campanha. “Quando a gente instigou o nosso pessoal por meio de um grupo semanal, desafiamos essas pessoas a se envolverem cada vez mais. Aquilo foi tomando uma proporção muito grande, o que nos deixa satisfeitos é que hoje em dia os nossos colaboradores arrecadam lacres pelo simples envolvimento com a causa beneficente”, comemora Fabiana Weis Poletti, consultora de RH da Seta Digital.

“Ao longo da campanha podemos perceber quantas pessoas e empresas se envolvem para cooperar por uma causa que beneficia tantas outras pessoas. Além da causa social o engajamento com a campanha contribui para o meio ambiente, evitando que o material seja descartado inadequadamente. Só temos a agradecer pelas parcerias e envolvimento de todos neste resultado”, ressalta Tatiane Trespach, coordenadora de Sustentabilidade Unimed Cascavel.

Eu Ajudo na Lata

A campanha desenvolvida pela Unimed do Brasil e replicada pela Unimed Cascavel visa promover a integração entre os colaboradores, cooperados, comunidade e o fortalecimento do relacionamento com fornecedores e clientes por meio de um ato de solidariedade. A proposta é arrecadar lacres de latas de alumínio, e o valor adquirido com a revenda é revertido em cadeiras de rodas ou outro tipo de item que proporcione maior acessibilidade às pessoas com deficiência (bengalas, aparelhos auditivos, entre outros). Em Cascavel, esta foi a sexta edição da campanha. Neste período foram entregues 32 cadeiras de rodas para 12 entidades.


 

Jeito de Cuidar Unimed

Essa ação promovida pela Unimed Cascavel faz parte da iniciativa Jeito de Cuidar Unimed, que visa aumentar a qualidade e a eficiência do atendimento, elevando o nível de percepção da essência da marca e vocação para cuidar das pessoas.

Solidariedade. Esse é o plano.