Unimed Cascavel forma nova turma de cuidadores de idosos em curso gratuito

        04 de agosto, 2021

Aline Aparecida Hermes Ander ganhava a vida como diarista na casa de uma família onde trabalhou por cinco anos. “Um dia recebi uma ligação da minha patroa me contando que o marido dela estava com câncer. Foi quando ela me pediu para eu passar a vir todos os dias e ajudar nos cuidados com o meu patrão, que estava bastante debilitado por causa do tratamento”.

Aos poucos Aline foi passando de diarista à cuidadora, começou a cuidar de outras duas senhoras e percebeu que precisava se aperfeiçoar na nova função. “Uma amiga minha que tinha feito o Curso de Cuidadores da Unimed Cascavel me falou dessa oportunidade. Eu me inscrevi e, quando recebi a mensagem de WhatsApp dizendo que tinha conseguido uma vaga, eu literalmente chorei de emoção”.

Para estar presente nos 14 encontros do curso, Aline percorreu mais de 30 km para vir do distrito de Rio do Salto. Foi um trajeto que valeu à pena... “Eu recomendo muito este curso, pois foi onde eu aprendi muita coisa.”

O encerramento da turma presencial, composta por 24 alunos, foi na manhã de sábado (31), na Univel. O Centro Universitário foi parceiro da Unimed Cascavel na realização do curso, cedendo a estrutura física e professores da área da saúde, conforme as necessidades de cada módulo. “Para a Univel, essa parceria com a Unimed Cascavel é de suma importância. Ficamos lisonjeados já quando recebemos a Cooperativa, porque a Unimed é uma instituição de força. O curso foi muito bem organizado para suprir uma demanda que existe na região”, elogiou Tatiana Bach, coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão da Univel.

Nas 80 horas de curso, foram trabalhados seis módulos:

• Envelhecimento humano
• Saúde do idoso
• Cuidados com a higiene, conforto e bem-estar do idoso
• Cuidados com a alimentação do idoso
• Ambiente domiciliar e institucional
• Saúde do cuidador

“O encerramento deste sábado foi muito produtivo, com uma turma muito proativa, dedicada e responsável. Foi um momento de fazer uma síntese de todos os outros módulos mas também de olhar para e falar sobre a saúde do próprio cuidador. Este encontro reforçou o compromisso e a importância dessa profissão”, avaliou a psicóloga  Lucimaira Cabreira, que reforçou a necessidade de profissionalizar o cuidado. “A profissão de cuidador começou de maneira muito informal. Quando a Unimed Cascavel oferece este curso, é uma possibilidade de capacitar e profissionalizar essas pessoas para exercerem o cuidado de forma humanizada, sem abrir mão da técnica. Por isso, vejo essa iniciativa de maneira muito positiva”, concluiu.

Ao longo dos módulos, os inscritos tiveram a oportunidade de realizar atividades práticas com uso de bonecos e também na cozinha gastronômica da Univel, onde aprenderam receitas saudáveis para oferecer aos idosos.

O curso presencial de Formação de Cuidadores de Idoso foi pensado para a realidade de nossos cuidadores. As práticas desenvolvem ainda mais as habilidades desses profissionais. Neste ano, adicionamos as práticas em cozinha, atividades de alongamento diário e também manuseio de alguns aparelhos relacionados à profissão. Isso agrega valor ao entendimento do cotidiano da função de cuidador. O resultado foi mais do que satisfatório; foi surpreendente”, disse Jessica Tabalipa, responsável pelo setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Além da parceria da Univel, o Curso de Cuidadores de Idosos da Unimed Cascavel teve o patrocínio da MedMax e da Medilar.

Próxima turma

A última turma de 2021 participará das aulas em formato EAD (à distância, pela internet). As inscrições vão até 6 de agosto (sexta-feira), por meio de preenchimento de dados na lista de espera do curso (disponível AQUI).

O curso é gratuito e disponível para pessoas com 18 anos ou mais e que tenham pelo menos o Ensino Fundamental completo.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: