Unimed Cascavel inaugura ‘Horta na Escola’ e cisterna pluvial no Conjunto Riviera

        21 de julho, 2020


 

Exercer o cooperativismo, na essência do termo, significa colocar em prática os princípios da cooperação, visando a sustentabilidade dos negócios, do meio ambiente e das pessoas. Unindo forças, duas cooperativas de Cascavel criaram um projeto que já pode beneficiar centenas de crianças da Escola Municipal Maria Aparecida Fagnani Soares, no Conjunto Riviera. A “Horta na Escola” foi inaugurada na manhã de quinta-feira (16), no quintal da instituição de ensino, em um espaço cedido pela prefeitura. A Unimed Cascavel e a Uniprime investiram quase R$ 15 mil para implantar canteiros e construir uma cisterna com capacidade para armazenar cinco mil litros de água da chuva, bem como um moderno sistema automático de irrigação composto por 40 aspersores de nebulização.



 

Os itens produzidos na horta - incluindo plantas medicinais - serão consumidos por alunos e familiares. “Só na nossa escola, temos mais de 650 crianças que precisavam muito dessa ajuda. Veio em muito boa hora essa parceria com a Unimed Cascavel e com a Uniprime”, ressaltou a diretora da escola, Mirtes Inês Breda Zanette.

 

A estrutura também auxiliará no ensino dos estudantes. Juntos, eles serão os responsáveis pela manutenção dos canteiros e pela captação da água. “A horta escolar aproxima as crianças da plantação e as faz conhecer a força da natureza. Elas precisam aprender que vale à pena cooperar, pois nós vivemos uma região que tem uma forte tendência ao cooperativismo, tanto que os maiores projetos vêm das cooperativas. Por isso, agradeço à Unimed e à Uniprime. Esta iniciativa já está no nosso coração”, elogiou o prefeito Leonaldo Paranhos.


 

Horta na Escola - Cisterna

Em hortas cultivadas nas escolas da área de abrangência da Unimed Cascavel, a cooperativa de saúde pretende estimular a intercooperação e fortalecer os laços entre os alunos e a instituição de ensino. A proposta também promove a adoção de bons hábitos alimentares, reduzindo os índices de obesidade infantil.  “Todo esse projeto traz uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos para as crianças. Eu acredito que isso veio para mudar a vida dessas pessoas”, disse Patrick Tristacci, técnico Agrícola do Território Cidadão.

A iniciativa contempla o 7º princípio do Cooperativismo, que versa sobre o interesse pela comunidade. “O cooperativismo é mais do que um modelo de negócio. É uma filosofia de vida que busca melhorar as condições das pessoas para um mundo mais justo, equilibrando o desenvolvimento econômico e social. Por isso, esse projeto está dentro dos valores da Uniprime, que é uma cooperativa de credito nascida em Cascavel e que está inserida e sensível às necessidades da comunidade”, destacou o diretor executivo da Uniprime Alliance, Hirofumi Uyeda.

Sustentabilidade

Iniciado em 2019, o projeto também contempla três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU):

• ODS 2 - Fome e Agricultura Sustentável
• ODS 3 - Saúde e Bem-Estar
• ODS 17 -  Parcerias e Meios de Implementação

Além dos ODS, esse projeto está vinculado a importantes princípios do Pacto Global, dom qual a Unimed Cascavel é signatária:

• Princípio 7 - As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
• Princípio 8 - Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
• Princípio 9 - Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Para a coordenadora Tatiane Trespach, da área de Sustentabilidade da Unimed Cascavel, a entrega da Horta na Escola e da cisterna é um avanço no pilar relativo ao meio ambiente, tão defendido pela cooperativa. “Além da entrega da primeira horta escolar com a cisterna, pretendemos desenvolver a formação para a educação ambiental com professores e alunos e atividades voltadas para o estimulo à alimentação saudável. Acompanharemos esse projeto junto com a direção da escola para que tenhamos bons resultados e bons parceiros”.  

O diretor-presidente da Unimed Cascavel acredita que a Horta na Escola poderá ser levada para outras áreas do município: “Somos uma cooperativa de saúde, e um dos nossos princípios é inserir na comunidade projetos de incentivo à saúde das pessoas e do planeta, por meio da proteção ambiental e da responsabilidade social. Estamos felizes e acreditamos que, se essa ideia der certo, poderemos levá-la para outras escolas e comunidades”, finalizou o diretor-presidente da Unimed Cascavel, Danilo Galletto.



 

Responsabilidade ambiental, econômica e social. Esse é o plano.