Unimed Cascavel lança o projeto Idoso Bem Cuidado

        13 de março, 2019

Para envelhecer bem é preciso ter saúde, amigos e orgulho da própria história. A Unimed Cascavel acredita ser preciso oferecer uma vida ativa e feliz aos clientes da terceira idade. Por isso, está reunindo em um novo projeto todas as atividades que vinham sendo realizadas entre o público que já passou dos 60.

O “Idoso Bem Cuidado” é uma iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que propõe um modelo inovador de atenção aos idosos. A intenção da Unimed Cascavel é oferecer um cuidado integral, por meio dos pilares da Atenção Primária, adotando medidas que contarão com o apoio de uma equipe multidisciplinar para auxiliar a conduzir os participantes a um processo de envelhecimento ativo, garantindo a prevenção, a reabilitação, o bem estar e a qualidade de vida. o projeto reforça o conceito do “Jeito de Cuidar Unimed”, cooperativa que estimula a qualidade de vida em todas as fazer da história das pessoas, como explica o coordenador de Medicina Preventiva, Cassio Franco: “O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso participante mantenha ou até melhore a independência. Além disso, as atividades também melhoram a cognição, o condicionamento físico, o convívio familiar e social, estimulando a qualidade de vida”. 

O lançamento do Idoso Bem Cuidado foi em uma cerimônia realizada na tarde de terça-feira (12), na Associação Médica de Cascavel, na presença de clientes da Unimed Cascavel com mais de 60 anos de idade, do coral infantil Rouxinol – mantido pela Unimed Cascavel –, além de autoridades da cooperativa e da Prefeitura de Cascavel. “Eu acho fundamental esse projeto que a Unimed Cascavel tem realizado já há muito tempo com os idosos e que agora está sendo aprimorado ainda mais por meio do ‘Idoso Bem Cuidado’, pois a terceira idade tem mesmo que ser bem cuidada”, disse Emílio Martini, diretor da secretaria municipal de Assistência Social.

O projeto

No espaço da Associação Médica, diversas atividades para serão oferecidas, como oficinas de alimentação, memória, pilates e dança, bem como consultas médicas e acompanhamento de enfermagem. “Hoje é um dia de grande alegria para a Medicina Preventiva da Unimed Cascavel, pois com o lançamento do projeto Idoso Bem Cuidado, vislumbramos a melhoria da qualidade da atenção a saúde do idoso, o que permite envelhecer com o corpo, a mente e a alma mais saudáveis”, explicou Cristiane Ezequiel, gerente de Promoção e Assistência à Saúde da Unimed Cascavel.

Aos 71 anos de idade, dona Marli Elisabeth Flizikowski já participa das atividades da Unimed Cascavel há seis anos e até conta que se arrependeu de não ter começado antes. “É muito bom estar com esta turma porque aqui a gente se diverte, brinca e se abraça. Eu sempre gostei muito de conversar. Aqui eu encontro o lugar ideal pra isso. Pelo o que a gente está vendo aqui, esta evolução do projeto vai ser ótima.”

O seu Jaime Denez se descreve como alguém que não gosta da solidão. Ele começou já participava do antigo projeto Bem Viver, que antecedeu o Idoso Bem Cuidado, com atividades físicas em um shopping de Cascavel. “Eu passei a gostar muito das atividades e, hoje em dia, sentiria falta se não tivesse mais. Se eu pudesse, iria todos os dias. Acho que é muito importante haver um projeto assim, pois tudo o que se faz pelos idosos tem grande valor.”

As palavras da dona Rosina Johann resumem a intenção essencial do Idoso Bem Cuidado: “Eu gostei de tudo o que foi apresentado aqui, porque tudo fará bem para nós idosos. Eu sempre dou muito valor ao que é feito em favor dos idosos e aproveito para participar. Porque a vida da gente deve ser aproveitada com qualidade”.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: