Unimed Cascavel realiza 6º Fórum de RH

        20 de agosto, 2019

Na última sexta (16), cerca de 140 profissionais da área de recursos humanos participaram do sexto Fórum de Recursos Humanos organizado pela Unimed Cascavel. Nesta edição foram apresentados dois cases de sucesso, sendo um da Copacol e um da Wealth Systems. O diretor de Mercado da Unimed Cascavel, Humberto Golfieri Junior, apresentou para todos os participantes o projeto Jeito de Cuidar Unimed, com foco na humanização. Um “jeito” que quer aumentar a qualidade e a eficiência no cuidado com as pessoas. Como explica o diretor de Mercado, “o Jeito de Cuidar Unimed faz parte da essência a que se propõe à cooperativa. Foi importante abordar e apresentar o nosso “jeito” para os participantes, pois são profissionais que também trabalham cuidado das pessoas. Quando falamos do Jeito de Cuidar, falamos da maneira como cuidamos do ser humano”.

O primeiro case apresentado foi da Copacol. A analista de Desenvolvimento Organizacional, Daiane Oliveira Passos, apresentou o Programa Potencial em Ação, que prepara as novas lideranças na cooperativa. Durante a sua apresentação, Daiane explicou como foi o processo de implantação do programa e destacou o desafio de estruturar programas para preparação e formação das lideranças. “Quando temos a oportunidade de compartilhar com as outras empresas, além de auxiliar as instituições, nós reforçamos a nossa prática”, afirma Daiane.   

Já o diretor de Operação da Wealth Systems, Evandro Tenfen, apresentou em seu case, uma trajetória de desafios enfrentados, cujo tema foi: “desenvolver pessoas é tão importante quanto desenvolver tecnologia, as sete lições que aprendi nos últimos sete anos”.  “Por muito tempo tive receio de assumir cargos de lideranças, posições com essa responsabilidade, porque eu via pessoas muito bem sucedidas na carreira, mas que de alguma forma tinham fracassado na vida pessoal, ou na família. Eu sonhava com algo diferente, não queria isso para mim e nem para a minha família. Não encontrei nada que eu pudesse aplicar. Não nos limitamos porque o mercado está limitado. Comecei a construir um novo modelo, contei com o apoio e dedicação de um time maravilhoso. Criamos um modelo onde às pessoas, os colaboradores e os clientes estão no centro e conseguimos ter esse equilíbrio. Entre entregar resultados, sem deixar de olhar para as pessoas”, afirma Evandro. “Temos um time unido, eu me orgulho muito e ainda estamos construindo. Não há receita, não há algo pronto, há o sonho, o desejo, para mim isso vale muito, transcendente as relações profissionais (empresa-colaborador). Criamos um laço, pois o nosso trabalho é parte da nossa vida, vai ficar marcado na nossa história, então tem que ser algo bom, ser divertido. Temos os momentos que precisamos da seriedade, entregar os resultados, mas não podemos perder a sinergia, essa colaboração entre o time”, afirma Evandro Tenfen.

O papel do gestor na construção de times de trabalho de alta performance, tema da palestra principal do 6º Fórum de RH, aponta que as mudanças devem ocorrer não apenas nas tecnologias, mas no comportamento dos colaboradores e dirigentes, onde todos adotem uma postura de maior colaboração estratégica para os negócios.

O gerente de RH da Fipal, Gerson Boturra de Souza, participou do evento e afirmou que ouvir os cases, servem para inspiração e base para as boas práticas. “É da natureza das organizações a busca por resultados. Quando reconhecemos que as pessoas desempenham esse papel em trazer esses resultados, é fundamental, é o primeiro passo. Ao termos esse olhar, vemos que os colaboradores têm as suas aspirações, a sua vida pessoal, quando o profissional percebe esse cuidado, é mais fácil fazer a empresa ser a extensão da vida deles. É importante e a empresa consegue fazer com que as pessoas queiram fazer parte desse propósito”.

Para o diretor de Mercado, Humberto Golfieri Junior, “a cada evento estamos nos aprimorando, melhorando, como foi importante ter um tema com foco no macroeconômico, no mercado. E a apresentação de cases das empresas locais, é uma estrutura que funcionou muito bem nessa edição. Como foi importante a troca de experiências, a Unimed Cascavel está promovendo benchmarking é ótimo, pois conhecemos profundamente os nossos clientes e eles vão conhecer as atividades que as outras empresas praticam, e principalmente, ações que estão dando certo”.

Segundo o Doutor e Mestre em Administração, Alex Sandro Quadros Weymer, quando a empresa trata os colaboradores com respeito, com uma construção de confiança ela é duradoura. A melhor forma de influenciar é por consentimento e não por imposição. “O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem papel em diferentes contextos, mas no fundo eu sou a mesma pessoa. Eu trouxe coisas reais. O foco de ter a pessoa como centro da discussão é fundamental. A empresa pode ter objetivo, dinheiro, recurso, mas se não tiver pessoas para mobilizar esses recursos não chega a lugar nenhum”, explica Alex Sandro Weymer. Após a sua explanação os três palestrantes participaram do painel e na oportunidade o público pode tirar as suas dúvidas.