Unimed Cascavel reforça doação de sangue diante da pandemia de Covid-19

        13 de maio, 2020


 

A Unimed Cascavel acredita em causas sociais que estimulem a promoção à vida e incentiva os colaboradores a doarem sangue de forma voluntária e assídua, pois a demanda do Hemocentro de Cascavel é sempre alta. Assim, a cooperativa contribui para evitar o fim dos estoques já que, com a pandemia de Covid-19, hemocentros identificaram que as doações caíram pela metade.

Com a pandemia de Covid-19, hemocentros identificaram que as doações caíram pela metade. No entanto, a demanda nos hospitais permanece, resultando em falta de todos os tipos de sangues. Entendendo o cenário, a Unimed Cascavel mantém o incentivo à doação e reforça a necessidade maior nesse momento difícil. Uma forma de estímulo que cooperativa tem adotado entre os colaboradores é enviar a eles convites com informações sobre datas, horários, vagas e possíveis impedimentos para doação.

Nos primeiros quatro meses de 2020, 13 colaboradores da Unimed Cascavel já fizeram a doação. Só em abril foram oito voluntários. No “banco virtual” da cooperativa, essa solidariedade representa 28 bolsas de sangue, que podem ser utilizados por colaboradores e familiares de primeiro grau, mediante pedido de permissão ao setor de Sustentabilidade.

O assistente de projetos Douglas Spenazzatto tornou-se doador com incentivo da cooperativa e entende que salvar vidas depende muitas vezes de atitudes simples. “Eu vi que os homens podem doar até quatro vezes ao ano. Por isso, me programei e quero doar mais duas vezes até dezembro. Cada vez que eu chego ou saio de lá, sinto ter cumprido uma parte do meu dever. Digo ‘uma parte’ pois há várias formas de contribuir com a sociedade. Esse é uma delas”, diz Douglas.

A meta da Unimed Cascavel para 2020 é que pelo menos 35 colaboradores façam a doação. Em 2019 foram 33.

Doação segura

Diante da pandemia causada pelo Coronavírus, o Hemocentro de Cascavel está tomando todos os cuidados para que os voluntários façam a doação com toda a segurança, tanto que já houve modificações no atendimento, como reforça a assistente social Eliane Avancini: “Estamos seguindo as normas indicadas pelas autoridades da área da saúde. Temos vigilantes dando orientações logo na entrada. Na área de espera, as cadeiras estão espaçadas e, somando doadores e funcionários, são no máximo 15 pessoas dentro da recepção. Também oferecemos álcool em gel, todos os funcionários trabalham de máscara, e os doadores agendam o atendimento para evitar aglomerações.”

Desenvolvimento sustentável

A campanha de doação de sangue está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e todas, em todas as idades, e faz parte do Jeito de Cuidar Unimed.

Salvar vidas. Esse é o plano.