Unimed Cascavel retoma palestras gratuitas para cuidadores de idosos

        02 de março, 2021


 

Diante do agravamento da pandemia de Covid-19, a Unimed Cascavel retomou de forma on-line palestras para cuidadores de idosos. Mais de 20 pessoas participaram do encontro realizado em 25 de fevereiro, por meio da plataforma Zoom. As enfermeiras Sivana Ferreira e Bruna Tais Zack, do Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Cooperativa, abordaram o tema “Prevenção de quedas e Dispositivos invasivos”.

Para 2021, o cronograma de palestras prevê mais nove palestras:

25/03 • Farmacovigilância
29/04 • Cuidar de quem cuida
27/05 • Prevenção de infecções urinárias e infecções respiratórias
24/06 • Controle de sintomas não farmacológicos
28 e 29/07 • Oficina de nutrição enteral artesanal
26/08 • Abordagem em cuidados paliativos e manejo de demências
23/09 • Ergonomia e postura no ambiente de trabalho
28/10 • Ostomias
25/11 • Encontro de cuidadores de idosos - Doenças do Idoso: Artrite/Artrose - Diagnóstico, tratamento e cuidados

Novo portal

Clique AQUI para acessar a página exclusiva dos cuidadores e conferir mais informações sobre as palestras, que são todas gratuitas e abertas para toda a comunidade.

Curso de Cuidador

Além das palestras, a Unimed Cascavel oferece gratuitamente um curso para formação de cuidadores de idosos. Devido ao aumento de casos de Covid-19, ainda está sendo avaliado se o formato adotado neste ano será presencial ou EAD. Caso tenha interesse, entre em contato com a Unimed Cascavel para colocar seu nome na lista de espera.

Serão entre 60 e 80 horas, com pelo menos 16 módulos que trarão assuntos relativos à saúde dos idosos. Ao fim de cada módulo, o aluno faz uma avaliação de aprendizagem e precisa atingir pelo menos 70% de aproveitamento para seguir para o próximo.

Posso participar?

A iniciativa é voltada especialmente para cuidadores informais, ou seja, o cuidador familiar, responsável pelos cuidados do idoso frágil, que já perdeu a independência e autonomia (parcialmente ou totalmente). Contudo, essa capacitação também se estende para auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e equipe multidisciplinar do atendimento integral ao idoso, bem como para as pessoas que se interessarem em aprender mais sobre o tema.

O curso é gratuito e fornece certificado ao aluno. O único requisito é ter mais de 18 anos e, na hora da inscrição, doar um pacote de fraldas geriátricas de qualquer tamanho, que a Cooperativa repassa para abrigos de idosos.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: