Unimed Cascavel apresenta itens que fortalecem a imunidade

        11 de setembro, 2020


 

O sistema imunológico é de extrema importância para a vida. Sem ele, a existência humana seria reduzida a anos ou até meses. Esse sistema é formado por um conjunto de células especializadas. Algumas são próprias para combater vírus. Outras, para bactérias, e assim por diante. Porém, todas elas conseguem se beneficiar de um estilo de vida mais saudável. Por isso, investir em alimentação adequada e variada é uma ótima forma de evitar doenças.

Confira quais substâncias conseguem melhorar o seu sistema de defesa:

1 • Vitaminas B2 e B6
As vitaminas B2 (riboflavina) e B6 (piridoxina) são indicadas para melhorar o funcionamento do sistema imunológico humano. A primeira pode ser encontrada em alimentos como amendoim, nabo, ovos, carnes e leite. A segunda aparece na banana, no frango, no salmão, no atum, no abacate e em outros alimentos.

2 • Vitamina D
A vitamina D tem um papel de grande importância no sistema de defesa do organismo. O problema é que não é tão fácil consegui-la por meio dos alimentos. Porém, existe uma fonte totalmente gratuita e eficiente: o sol.

Os raios UVB atingem a pele e transformam a vitamina precursora (7-dehidrocolesterol) em pré-vitamina D e, depois, na vitamina D propriamente dita. E a dica é simples: 15 minutos diários de sol, das 10h às 15h, são suficientes. E você nem precisa ficar 15 minutos de uma só vez, pois esse tempo pode ser fracionado. A questão é que muita gente se esquece disso ou não tem tempo. Então, os suplementos são uma ótima opção.

3 • Zinco
A carência de zinco faz com que uma glândula chamada Timo (na região central do peito) diminua o funcionamento. Essa glândula é responsável pela produção e liberação dos linfócitos T, um tipo de célula muito importante do sistema de defesa. É ela quem combate diversos tipos de vírus, por exemplo.

4 • Ácido fólico
Ao contrário do que muitos acreditam, o ácido fólico não é indicado apenas para gestantes. O produto é recomendado para todas as pessoas, pois atua no crescimento das células sanguíneas e, inclusive, na multiplicação das células de defesa. Por isso, consumir alimentos ricos nesse nutriente (leite, peito de frango, carne vermelha, abacate, tomate, manga e outros) faz muito bem para a saúde.

5 • Ômega 3
Além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso, o Ômega 3 também é conhecido por melhorar a imunidade. O ideal é que o consumo diário seja de 1,8 grama. Na prática, isso corresponde ao consumo de 300 gramas de peixe por semana.

6 • Vitamina C
É claro que a vitamina C teria que aparecer nesta lista. Ela é bastante famosa pelo papel no auxílio do sistema imunológico, já que consegue aumentar não só a produção das células de defesa, mas também os anticorpos (estruturas que atacam diretamente os agentes invasores).

Quanto mais rica for a sua alimentação em substâncias saudáveis e de elevado valor nutritivo, melhor será a resposta do seu organismo. Mas é preciso manter o ritmo, pois voltar para uma dieta ruim e para uma vida sedentária reduz a eficiência do sistema de defesa.

Cuidar de você. Esse é plano.