Notícias

AMUL celebra datas importantes no mês de abril

O foco é a prevenção da cegueira e a divulgação do Sistema Braille
Texto: Daniela Atanásio
Design: Divulgação/Unimed Lins
        09 de abril, 2021

O mês de abril, conhecido no Brasil como Abril Marrom desde 2016, foi escolhido pela área da saúde para atuar em conscientização da população. Além disso, tem como objetivo focar na prevenção da cegueira e alertar a importância dos cuidados com a saúde ocular. A cor marrom foi escolhida por ser a cor da íris, representando grande parte da cor dos olhos da população brasileira. 

No dia 8 de abril, quinta-feira, comemorou-se o Dia Nacional do Sistema Braille, a data foi escolhida em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre ações que visam a inclusão e o acesso à educação para pessoas com deficiência visual. Por causa de sua importante contribuição para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual, José de Azevedo recebeu o título de “Patrono da Educação para Cegos no Brasil”.


O Sistema Braille foi criado em 1824 pelo francês Louis Braille na França. É um código universal que permite às pessoas cegas beneficiar-se da escrita e da leitura, dando-lhes acesso ao conhecimento, favorecendo sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania.
Já o “Dia Nacional da Educação Inclusiva”, comemorado no dia 14, destaca a importância da data da inclusão das pessoas com deficiência. E fechando o mês, dia 28, última quarta-feira do mês, é comemorado o “Dia Internacional do Cão Guia”, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado do cão guia. Nesse período de pandemia, as atividades presenciais estão suspensas, funcionando apenas de forma remota.