Notícias

Associação da Mulher Unimed dará apoio financeiro para o Bauru Goalball

A equipe composta por 6 atletas já existe há 10 anos e batalha muito para dar continuidade aos treinamentos e participação em campeonatos
Texto: Rose Araujo
Design: Divulgação/Unimed Bauru
        29 de abril, 2022

A Associação da Mulher Unimed (AMU), braço filantrópico da cooperativa, está entrando em quadra em mais uma jogada de placa: dar apoio financeiro para o goalball, esporte paralímpico representado em Bauru por alunos do Lar Escola Santa Luzia para Cegos.
A equipe composta por 6 atletas já existe há 10 anos e batalha muito para dar continuidade aos treinamentos e participação em campeonatos. À frente do time estão a professora aposentada e atual professora voluntária do curso de Educação Física da UNESP, Marli Nabeiro, e Gabriela Gallucci Toloi, coordenadora do curso de Educação Física e professora da disciplina de Educação Física adaptada do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI), diretora do diretório Bauru das Olimpíadas Especiais Brasil e auxiliar técnica/financeira do Goalball.
“O esporte entrou na vida desses atletas como forma de inclusão social, mas hoje eles querem ir além. Já federados, o objetivo é participar de campeonatos e ter seus esforços reconhecidos”, explica Marli.

   ¿¿¿¿¿¿¿Marli Nabeiro (Goalball), Nilsa Machado (AMU), Gabriela Gallucci Toloi (Goalball), Helena Iutaka (AMU), Paula Fernanda Safra Dionísio Mansano (AMU), Eliana Sanches (AMU), Maria Aparecida de Barros Agostinho (AMU) e Edinéia Nunes S. Saddi (AMU)

Para isso, buscam auxílio da sociedade. E é aí que entra a AMU. A associação, que já realiza um trabalho junto ao Lar Escola Santa Luzia para Cegos, agora intensifica dando o apoio que a equipe necessita. “Nós fomos apresentadas a esse projeto incrível do Bauru Goalball e ficamos encantadas! É um trabalho que vem ao encontro do que acreditamos, ou seja, no esporte como meio para a inclusão social, o desenvolvimento do indivíduo e o aporte à vida saudável”, destacou a presidente da entidade, Maria Aparecida de Barros Agostinho.
O goalball é um jogo coletivo, praticado com bola por atletas com deficiência visual. Nele o jogador precisa demonstrar sua habilidade de “ver” através do som e do tato, pois são esses os sentidos que irão guiá-lo na defesa e no ataque. O objetivo é fazer o maior número de gols na trave adversária.
O Bauru Goalball se federalizou em 2019 e realizou diversos amistosos e torneios regionais. Em 2020, o time se filiou à Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes. Agora, com o arrefecimento da pandemia, a expectativa é de que participe dos campeonatos regionais, estaduais e até nacionais, quando possível.
Além da AMU, a equipe conta com o apoio das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), que cede a quadra para os treinos, e da Deplaka Uniformes, que confeccionou as camisetas. Mas eles ainda necessitam de apoio financeiro para o transporte, a alimentação e a hospedagem nos dias de jogos, que são sempre fora de Bauru, este tem sido um grande desafio para a equipe.