Notícias

Programa contra câncer de mama da Unimed Bauru registra aumento de 10% em exames preventivos

Envio de SMS às beneficiárias reforça a importância da mamografia
Texto: Rose Araujo
Design: Divulgação/Unimed Bauru
        21 de outubro, 2021

Graças à campanha Outubro Rosa, a prevenção do câncer de mama se disseminou na mídia de todo o país e hoje muitas mulheres realizam exames e se protegem da doença. Mas o setor de Medicina Preventiva da Unimed Bauru foi além e criou, no início desse ano, o Alerta Prevenção.
O programa, lançado em março, teve como objetivo enviar lembretes para as beneficiárias na faixa de 50 a 69 anos de que estava na hora de realizar os exames que ajudam a detectar o câncer de mama precocemente. O resultado foi muito positivo. “Nestes seis meses, constatamos um aumento de 10% no número de mulheres com os exames em dia”, explica o médico José Mecca Guerin, coordenador do setor.
Ele salienta que foram realizadas três rodadas de envio de SMS às beneficiárias, num total de 6.747 mensagens. O número de mulheres da faixa etária alvo com exames em dia passou de 6.697 (1ª rodada) para 7.389 (3ª rodada), um aumento de mais de 10%. “Estamos bem esperançosos de que a cobertura continue aumentando”, destaca Guerin.

Na foto, o médico José Mecca Guerin

O médico explica que o programa foi criado depois que o setor de Medicina Preventiva constatou que 48% das beneficiárias na faixa etária de 50 a 69 anos não tinham realizado os exames nos últimos dois anos. “Esse dado nos chamou a atenção e entendemos que, mesmo tendo médicos, equipamentos e exames disponíveis, quase metade das mulheres não tinha o costume de realizar os exames preventivos”.
Os lembretes surtiram efeito e elevaram a procura pelos exames de ultrassonografia de mama e mamografia, que são os que ajudam na detecção precoce das lesões, antes que elas se tornem um tumor maligno.
O Alerta Prevenção é simples e objetivo. A mensagem via SMS contém um link com informações sobre o programa, importância do exame preventivo e como proceder para atualizá-lo. Ao receber o lembrete, a beneficiária deverá marcar consulta com o seu ginecologista ou mastologista. O médico irá avaliar a paciente e solicitar a realização do exame necessário para prevenção. “Ainda teremos mais uma rodada de envio de SMS no mês de dezembro, mas acreditamos que o programa já começa a mostrar sua eficiência, o que nos estimula a ampliá-lo em breve, abrangendo outros tumores que podem ser detectados com uma rotina de exames preventivos”, destaca Guerin.