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Unimed Botucatu treina equipe de atendimento em Libras

15 colaboradores já conseguem se comunicar com a língua dos sinais
Texto: Solange Serafim
Design: Divulgação/Unimed Botucatu
        08 de outubro, 2021

No dia 26 de setembro foi comemorado o Dia do Surdo. Estima-se que 5% da população brasileira tenha algum nível de surdez, mas felizmente existem formas muito efetivas de comunicação e é muito possível incluí-los em todas as conversas.
A Língua Brasileira Sinais - ou Libras - é uma dessas formas de comunicação e a Unimed Botucatu, visando ampliar ainda mais a qualidade de seu atendimento, está qualificando seus colaboradores nessa comunicação. Um grupo de 15 colaboradores - que atuam diretamente no atendimento a beneficiários - está aprendendo a “língua” dos sinais e já consegue se comunicar com pessoas com surdez.
O curso começou na primeira semana de agosto e ocorre duas vezes por semana, após o expediente. Ministrado pelo professor David Rocha, da Escola Cultura Brasil Educacional, o curso traz teoria e muita prática, o que faz com que o aprendizado seja rápido e prazeroso. Os colaboradores já conseguem se comunicar e já até simularam um atendimento a um surdo, o jovem Matheus, que avaliou positivamente o grupo. Os colaboradores estão empolgados e replicam o aprendizado para os colegas e até em casa.

As colaboradoras Ellen Caroline Albuquerque Conceição; Luana Cordeiro Machado (ao fundo sentada) e o jovem Matheus Rocha, que de fato é surdo.


“Optamos por turmas com no máximo 15 alunos, pois as aulas exigem a participação de todos e concentração máxima. A proposta é seguir com mais turmas, até capacitar todo o quadro ligado ao atendimento”, explica o professor David.
Essa primeira turma é formada pelos profissionais que atuam no Centro de Atendimento Multiprofissional Especializado – CEAME – um serviço que atende pessoas com patologias neurológicas; além das atendentes da sede administrativa e do departamento comercial.