Atendimento online se tornou ferramenta importante para saúde mental - Unimed Cerrado

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Atendimento online se tornou ferramenta importante para saúde mental

Com aumento global de 25% em casos de depressão e ansiedade, programa Psicologia Online da Unimed Cerrado oferece acesso facilitado a tratamento gratuito para seus beneficiários
        31 de janeiro, 2023
O começo do ano é visto como a abertura de um novo livro com 365 páginas em branco a serem escritas. Diante disso, a campanha do Janeiro Branco reforça a importância dos cuidados com a saúde mental, seja olhando para o que foi frustrante no ano que passou ou projetando novas oportunidades e metas. Contudo, fazer esse esforço pode não ser tão fácil assim já que antes mesmo da pandemia os transtornos mentais já eram a terceira maior causa de afastamento do trabalho de acordo com dados do Ministério da Fazenda.

Já durante o surto do novo coronavírus e todos os seus desdobramentos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevalência de depressão e ansiedade aumentou 25% em todo o mundo. Para a médica de família da Unimed Cerrado, Sarah Gomes, o provável aumento de casos infelizmente não se refletiu de forma tão direta na busca por tratamento. “Temos visto que problemas relacionados à ansiedade e a transtornos mentais em geral têm crescido cada vez mais, mas ao mesmo tempo as pessoas têm um grande preconceito, veem como um tabu mesmo buscar ajuda e reconhecer isso como um problema de saúde”, avalia.

 

Saúde mental é um problema global


A especialista responsável por encaminhar pacientes para o programa de Psicologia Online da Unimed Cerrado explica que parte da resistência das pessoas está na crença popular de que procurar acompanhamento psicológico seja admitir algum tipo de fraqueza emocional que compromete o autocontrole.

Para todos os efeitos, a médica Sarah Gomes reforça que não se trata de um problema exclusivo de poucos indivíduos falhos nem deveria ser visto como motivo de vergonha. “Esse adoecimento tem sido global. Então, é importante que as pessoas saibam que elas não estão sozinhas nesse barco, que as evoluções tecnológicas e a revolução da sociedade promovem mais exigências em relação ao mundo competitivo, à nossa carreira, à nossa vida pessoal como marido e esposa, como profissional, como pai e mãe. Isso vai deixando as pessoas cada vez mais fragilizadas tanto por acreditarem que não são boas o suficiente quanto por não admitirem que somos todos frágeis”, pontua.

 

Online melhora acesso e aceitação


Se a busca por acompanhamento psicológico já é deficiente nas capitais, nas cidades do interior o problema tende a se agravar. Em alguns casos, essas pessoas simplesmente não têm acesso a um profissional capacitado onde moram. Já em outros, o único psicólogo disponível é conhecido de toda a população local e isso gera um receio que afasta os pacientes por não entenderem as questões éticas que cercam o consultório.

“O acesso online faz surgir mais demandas porque essas pessoas se sentem mais livres para procurarem ajuda de alguém que não esteja necessariamente em sua cidade. Como esses profissionais estão em outro ambiente, por não terem contato físico, as pessoas parecem também se sentir mais à vontade para se abrirem sobre seus problemas. Esse distanciamento físico às vezes também favorece o tratamento”, argumenta a médica.

Diante disso, o programa de Psicologia Online oferecido dentro do trabalho de Medicina Preventiva da Unimed Cerrado, sem cobrança de coparticipação aos beneficiários elegíveis tem se mostrado uma ferramenta importante na manutenção da saúde mental por oferecer uma forma mais acessível e maior sensação de segurança e privacidade aos pacientes. Nele, os beneficiários têm acesso diário e gratuito a profissionais capacitados, registrados no Conselho de Psicologia, sem sair de casa e sem fila de espera.

Além disso, a Unimed Cerrado ainda disponibiliza a todos os seus beneficiários a Plataforma Viver Bem com conteúdo gratuito e acesso a uma trilha de conhecimento, batizada de “ Trilhas de Saúde”, com temas e dicas sobre como garantir um bem-estar psicológico maior no dia a dia.

 

Sinais para buscar ajuda


Por fim, a médica de família da Unimed Cerrado, Sarah Gomes, frisa que é importante estar atento a sinais que mostram a necessidade de buscar ajuda profissional. “Por exemplo, se a pessoa tem um estado de estresse ou de irritabilidade que a impede de ter uma boa convivência em casa, uma relação mais amorosa com a família e com os filhos, isso já é um sinal de que algo não está bem. Isso serve de alerta de que a forma como essa pessoa está vivendo precisa ser repensada e que talvez seja necessário conversar com um profissional acerca disso para entender se realmente é algo que deve ser tratado e se há a necessidade de tratamento com um medicamento ou apenas uso de psicoterapia”, conclui.

RECEBA NOSSAS
DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.