Dezembro Vermelho: Mês Internacional da Luta Contra a AIDS - Unimed Cerrado
Guia Médico
sempre perto de você
Estamos sempre perto de você.
Estamos sempre perto de você.
A Unimed conta com diversas opções para facilitar a comunicação entre você e a Cooperativa. Confira nossos canais e entre em contato com a gente.

Ouvidoria
Atendimento de segunda instância para revisão de atendimentos já registrados na Central de Relacionamento com o Cliente.

Central de Relacionamento com o Cliente
Orientações, informações, sugestões ou reclamações.

Portal do Beneficiário
Área exclusiva de beneficiários Unimed Cerrado. Atulize dados, autorize exames e mais.

Baixe Nosso Aplicativo
Baixe Nosso Aplicativo

Endereços e Telefones
Nossa Rede de Atendimento
Notícias

Dezembro Vermelho: Mês Internacional da Luta Contra a AIDS
A campanha nacional Dezembro Vermelho chama a atenção da população sobre a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS.
O Ministério da Saúde informa que a Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, tendo os linfócitos T CD4+ como as células mais atingidas. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula, fazer cópias de si mesmo e, depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Neste caso, a Aids enfraquece o sistema imunológico favorecendo o aparecimento de doenças oportunistas como a pneumonia, por exemplo, e outra doenças. Ou seja, o paciente não morre de Aids, mais sim pelos problemas ocasionados pela doença oportunista.
No entanto, com combinações de medicamentos para manter indetectável a carga viral de pacientes diagnosticadas com HIV vem possibilitando uma expectativa de vida praticamente normal às pessoas soropositivas. Mas para que isso seja possível são necessários o diagnóstico e a fidelidade ao tratamento, caso contrário, a epidemia mundial de Aids continuará a fazer vítimas.
Causada pelo vírus HIV, a Aids é transmitida por:
- Relações sexuais desprotegidas, sem camisinha, com o portador do vírus
- Transfusões sanguíneas
- Compartilhamento de objetos perfurantes
- Contato com o sangue contaminado
A prevenção ocorre com o uso do preservativo e com os cuidados citados acima sobre a transmissão:
- Uso de seringas descartáveis
- Esterilização de objetos perfurantes ou uso particular
- Evite o contato com sangue de outras pessoas, por exemplo em uma tentativa de socorro em um acidente. Procure usar luvas ou algum objeto de proteção.
Infelizmente, ainda existe grande preconceito com portadores da HIV tanto da parte de familiares quanto da parte de amigos. O preconceito ocorre devido à falta de informação: as pessoas têm receio de contrair a doença por meio de contato físico.
Este tipo de atitude bloqueia diversos atos de carinho com o paciente como abraços e beijos por exemplo.
É necessário combater este preconceito pois, neste momento, o carinho dos amigos e o apoio da família facilitam e encorajam o paciente a enfrentar a doença com os tratamentos corretos e favorece sua qualidade de vida.
- HIV não é Aids
- HIV tem controle
- Beijo, saliva, abraço ou aperto de mão não transmitem HIV
- Soropositivos indetectáveis podem ter filhos sem HIV
Conscientização. Esse é o plano.
RECEBA NOSSAS
DICAS E
NOVIDADES
Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.