Voltar Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ)

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ)

18 Novembro 2021
        07 de dezembro, 2021

Desde março de 2014, a Unimed Chapecó conta com a atuação do Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ). O Programa está pautado nas metodologias de Acreditação para as Operadoras de Planos de Saúde, inicialmente regido pela Resolução Normativa nº 277 da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, sendo revogada a partir de 2020 pela Resolução Normativa nº 452 ANS, que ampliou seu escopo de atuação. 

O Programa permite a melhoria contínua dos processos, transparência nas análises e efetividade das ações, além de estimular o desenvolvimento de colaboradores, cooperados e parceiros. É composto por equipe multidisciplinar, com integrantes da Diretoria Executiva, Gerência Corporativa, Coordenação e Supervisão de setores estratégicos e pelo Núcleo de Qualidade em Saúde. 

O PMQ realiza as suas atividades de acordo com o cronograma estabelecido no Plano Anual de Trabalho e tem como objetivo principal o monitoramento do desempenho da Operadora através do acompanhamento dos indicadores estratégicos, indicadores do Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar – IDSS e de auditorias internas. 

Na última reunião realizada em agosto de 2021 foram discutidos os indicadores do IDSS, que apresentam uma maior fragilidade, mediante sua pontuação e que requerem definição de um plano de melhoria com ações a serem desdobradas e seus respectivos responsáveis.