Programas de Prevenção e Gestão de Riscos Ocupacionais

• Programa de Conservação Auditiva (PCA)

Conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.
O PCA envolve a atuação de uma equipe multiprofissional, pois são necessárias medidas de engenharia, medicina, fonoaudiologia, treinamento e administração.

•Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

No que tange a efetividade da saúde e segurança no trabalho nas organizações, torna-se fundamental a aplicação de um mapeamento dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Sendo nesta necessidade que o PGR atua, possibilitando assim que os gestores consigam focar naquilo que é uma ameaça à saúde e integridade física de seus colaboradores.
Este programa define a política e diretrizes de um sistema de gestão e, além de estabelecer estratégias de prevenção, também pode ser usado para criar protocolos para que, caso ocorra um acidente, os danos sejam minimizados e seus impactos reduzidos.