GERENCIAMENTO DE CASOS ESPECIAIS

São  ações definidas de forma individualizada, após avaliação de elegibilidade e classificação de risco, podendo sugerir, educar, instruir, considerar com o paciente, com a família e com o médico assistente ações em saúde que visem a reabilitação com maior  qualidade  e  otimização  de  resultados.
O  processo compreende visitas domiciliares de equipe multidisciplinar programadas de acordo com a complexidade individual de cada caso clínico, através da elaboração  de  um plano  de  atenção  domiciliar,  para acompanhamento   além  de  orientação  do  beneficiário  e  familiar/cuidador  de  medidas preventivas de agravos de saúde, com foco na melhoria  da  qualidade  de  vida  e  linha  de  cuidado  apoiado.

 

ACOMPANHAMENTO DE CRÔNICOS

O  Programa  Acompanhamento  de  Crônicos  é  direcionado a  beneficiários Unimed Conselheiro Lafaiete que sejam portadores de doenças crônicas (Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes, Obesidade, Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Coronariana  e Antecedente de AVC) visando a melhora da condição  clínica  e  da qualidade  de  vida, com  redução  dos danos à saúde . O  programa  envolve  uma equipe multiprofissional treinada, de  perfil  apropriado  e  funções  pré-estabelecidas. 
Para  o  sucesso  desta  iniciativa, a  livre  adesão  do  paciente, a concordância e vinculação do médico assistente são primordiais, uma  vez  que para a inscrição e permanência do cliente ao referido programa, é obrigatório que o mesmo esteja sendo avaliado e acompanhado por um médico cooperado assistente  e  possuir  critérios  de  elegibilidade.
O  objetivo  geral  do  programa  é acompanhar  os  fatores de risco e a evolução clínica dos beneficiários portadores de doenças crônicas, buscando-se não só controlar a doença, como minimizar complicações, evitando-se desfechos  graves.