Notícias Unimed Costa do Sol


null HUCS realiza I Simpósio de Cuidados Paliativos na Associação Médica de Macaé

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

HUCS realiza I Simpósio de Cuidados Paliativos na Associação Médica de Macaé

O evento contou com palestras de especialistas e provocou a reflexão sobre paliativismo
Texto: Comunicação
        25 de novembro, 2021

O comitê de Cuidados Paliativos do HUCS, em parceria com a Associação Médica de Macaé (AMM), promoveu o I Simpósio de Cuidados Paliativos. O evento contou com quatro palestras de especialistas em paliativismo e teve o objetivo de convidar a comunidade médica de Macaé a refletir sobre o tema.

Para a presidente do comitê de Cuidados Paliativos do Hospital da Unimed Costa do Sol e médica paliativista, Dra. Thalita Heringer, proporcionar o aprendizado para a sociedade e profissionais de saúde é fundamental. “Falamos sobre a humanização da saúde e a área de cuidado paliativo ainda é esquecida. Ao mostrar para os profissionais o tema, disseminamos também para a população” explicou.

Gisele Macário, da equipe de psicologia e vice-presidente do comitê de cuidados paliativos do HUCS, avaliou a importância de promover a atenção em todos os níveis de cuidado: “Afirmar a vida é considerar a morte como um processo natural” disse a psicóloga.

Faz parte do cuidado integral, acompanhar o paciente e seus familiares durante todo o processo de tratamento e, se for o caso, até o final da vida, como ressalta o coordenador das Unidades de Terapias Intensivas do Hospital da Unimed Costa do Centro de Estudos e Pesquisas, Dr. Joel Passos, “A morte faz parte e é preciso enfrentá-la com dignidade, trazendo uma finitude tranquila. Cuidar de pessoas é o que nós escolhemos fazer e temos que cuidar do começo até o fim”, concluiu.

Confira a programação do Simpósio de Cuidados Paliativos

A primeira palestra da noite foi ministrada pela psicóloga especialista em Psicologia Oncológica pelo INCA, Silvana Aquino. Com o tema “A psicologia em cuidados paliativos”, a profissional ressaltou a importância da abordagem precoce e inclusão dos familiares e rede de apoio do paciente na assistência.

Em seguida, a médica coordenadora da equipe de cuidados paliativos do Américas Medical City e da pós-graduação em cuidados paliativos Américas Serviços Médicos / IPEMED, Dra. Marina Sevilha falou sobre “sedação paliativa”.

A terceira palestra da noite, “O cuidado paliativo: aplicação prática no hospital” foi ministrada pelo médico cardiologista intensivista com atuação em medicina paliativa, coordenador do Núcleo Técnico e Científico do CP do HC-FMUSP e diretor do Instituto Paliar, Dr. Ricardo Tavares. 

Por fim, a médica paliativista da Unidade de Cuidados Paliativos do INCA, Dra. Teresa Reis, fechou o simpósio com a aula “Procedimentos invasivos para controle de sintomas em Cuidados Paliativos”.