Notícias Unimed Costa do Sol


Voltar Beneficiários da Unimed Costa do Sol devem atualizar dados cadastrais

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Beneficiários da Unimed Costa do Sol devem atualizar dados cadastrais

Texto: Comunicação e Marketing
        03 de janeiro, 2012

A Agência Nacional de Saúde Suplementar tornou obrigatório o cadastro de beneficiários das operadoras de plano de saúde em todo Brasil. A Unimed Costa do Sol já vem realizando esse trabalho. Tal medida tem como objetivo a construção de uma base de informações sobre os usuários da saúde no Brasil, com identificação de todos os indivíduos.


Com as informações atualizadas, os beneficiários receberão seu Cartão Nacional de Saúde (CNS), um documento numerado que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil ao utilizar os serviços de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, esses dados geram benefícios à gestão e servem para planejamento e acompanhamento de uma das áreas que mais sofre no país.


Outro benefício que o cadastramento possibilita é o acompanhamento das informações nos planos de saúde, através do Comprova. Por lei, as operadoras são obrigadas a informar à ANS os dados cadastrais de seus beneficiários, todo os dados relacionados à documentação do consumidor e do plano contratado. Para facilitar o acesso dos usuários, o sistema possibilita a consulta, correção ou emissão de comprovante com esses dados.


A consulta online permite o acesso ao Código de Controle Operacional, uma espécie de CPF do consumidor na saúde suplementar. A intenção da ANS é que, no futuro, com apenas esse número, seja possível consultar o Guia de Planos, além da rede credenciada para fazer a portabilidade.


Para acessar o COMPROVA, basta entrar no site da ANS, localizar a área planos de saúde e operadoras e clicar em espaço do consumidor.

ans