Notícias Unimed Costa do Sol


Voltar Os homens têm um mês inteiro para lembrar que prevenção é o melhor remédio

Os homens têm um mês inteiro para lembrar que prevenção é o melhor remédio

Texto: Setor de Comunicação e Marketing
        02 de novembro, 2015

Depois do mês dedicado ao combate ao câncer de mama, chegou a vez do Novembro Azul, uma campanha que destaca a importância do diagnóstico precoce para o câncer de próstata, que atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. E a projeção é de que 12 mil pessoas podem morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.

A doença acontece quando as células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Aproximadamente três quartos dos casos ocorrem em homens acima dos 60 anos, e em sua fase inicial tem evolução silenciosa e muitas vezes não apresenta nenhum sintoma. Por isso, é de extrema importância realizar os exames preventivos para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal. Quando descoberta na fase inicial e tratada, possui baixa mortalidade. Se detectado precocemente, o homem tem 80 a 95% de chance de cura.
Como forma de prevenção é recomendada que todos os homens, a partir dos 50 anos façam os exames preventivos anualmente. O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de teste laboratorial (dosagem do PSA), toque retal, ultrassonografia e biópsia.

No estágio mais avançado a doença pode ocasionar dificuldade de urinar, necessidade de ir ao banheiro várias vezes durante de dia e a noite e hematúria (presença de sangue na urina).

O setor de medicina preventiva da Unimed Costa do Sol, vem ministrando palestra abordando o tema em questão nas empresas parceiras, com o objetivo de informar e sensibilizar os colaboradores quanto à importância da prevenção.