Notícias

Enfermeiros: essenciais no cuidado humano

        11 de maio, 2022

No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Os enfermeiros tem o compromisso com a saúde e o bem-estar do ser humano. 

Para homenagear esses profissionais conversamos com o enfermeiro Bruno Oliveira da Silva, da Unimed Costa Oeste. É formado pela Faculdade São Paulo (FSP), na cidade de Rolim de Moura (RO) e atua há cerca de oito meses na profissão.

Ele conta que atua na Enfermagem porque é a arte do cuidar e que de alguma forma poderia contribuir direta ou indiretamente na assistência e recuperação do paciente. “Isso é muito gratificante para mim. E digo, eu não escolhi a enfermagem ela me escolheu”, ressalta.

Bruno trabalha no período vespertino no Núcleo de Atenção À Saúde (NAS), da Unimed Costa Oeste, em Toledo (PR). “É um setor totalmente fora da realidade da minha outra instituição, ou seja, o enfermeiro atua realizando atendimento domiciliar como visitas com a equipe multiprofissional; realiza procedimentos privativos do enfermeiro; atua também na parte burocrática com as documentações e nos gerenciamentos dos programas de atendimento ao beneficiário, sem contar o serviço de remoção de pacientes prestado pela Unimed Costa Oeste, função que amo realizar”, explica.

E o enfermeiro ainda ressalta a importância de continuar com os cuidados contra a Covid-19, pois a pandemia ainda não acabou. “Recentemente vivenciamos uma pandemia catastrófica, onde perdemos milhares de pessoas incluindo familiares e amigos que foram acometidos pelo vírus SARS-COV2. Em meio a essa crise epidemiológica e econômica onde o medo predominava em meio a sociedade fomos submetidos a nos adaptar com essa realidade tão cruel com isolamentos social, o uso das máscaras e do álcool a 70%. E no meio disso tudo, ali estávamos nós, profissionais da enfermagem prestando atendimento ao paciente crítico positivo para Covid-19. Essa classe foi muito importante desde o início da pandemia, diversos profissionais da saúde se mobilizaram em todo o mundo, trabalhando no limite da exaustão física e emocional para poder alvar o maior número de vidas possíveis. A pandemia ainda não acabou, mantenha o distanciamento estabelecidos pelos órgãos de saúde, use a máscara corretamente e álcool 70%. Cuide-se!”.