Voltar Alongar-se durante o expediente e realizar atividade física possibilita a longevidade

Alongar-se durante o expediente e realizar atividade física possibilita a longevidade

O Brasil é o país que mais têm pessoas com comportamento sedentário na América Latina
Texto: Assessoria de Comunicação
        05 de abril, 2022

Diferente do exercício físico, a atividade física não tem objetivos específicos direcionados a algumas partes do corpo. Ela representa um todo e trata mais da qualidade de vida. Inserida em vários momentos do dia, ao incluir os movimentos nos intervalos de trabalho ou horários de lazer – pode render bons frutos para quem não quiser viver um comportamento sedentário.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quinto lugar do ranking entre pessoas que mais vivem sem praticar atividades físicas no mundo e, na América Latina, é o que mais tem pessoas que tem apontamentos de alerta na saúde – por conta da inatividade corporal.

O especialista em medicina física e reabilitação, Dr. Irineu Alves Ferreira, defende que é possível movimentar o corpo de acordo com a própria rotina e tempo – e que apesar de muitas pessoas precisarem cumprir longas horas sentadas na cadeira do trabalho, é muito importante que façam pausas para se alongar. “Além disso, é possível que escolhas como escadas ao invés de elevador e quando for possível andar a pé ou de bicicleta ao invés de carro e moto – representem com o passar dos anos, uma saúde mais positiva do que quem não faz essas escolhas. O corpo humano precisa estar em movimento”, afirma o médico.

Evidências científicas mostram que longos períodos em comportamentos sedentários podem gerar um maior risco de mortalidade, surgimento de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Não há um limite máximo para as atividades físicas serem realizadas e, quanto mais ativo for o corpo humano, melhor.

Dr. Irineu ainda reforça que a capacidade física e respiratória se fortalece muito com caminhadas e momentos de lazer ao ar livre, ao sugerir que se o clima da cidade estiver quente – os parques são boas alternativas de passeio. “A atividade física não é apenas sobre disciplina, como sugere o exercício. Ela é a consciência da necessidade do movimento e, em algumas horas do dia, levantar e praticar. Mesmo com muitas tarefas no trabalho, é algo que tem que se programar e realizar”, enfatiza.

Ela alerta ainda que pessoas portadoras de doenças crônicas, sobrepeso e obesidade, precisam ter uma atenção ainda maior para a redução do comportamento sedentário, pois essas consequências podem ser agravadas para elas. Por esse motivo, para todo mundo que tende a passar longas horas parado, como durante o horário de trabalho, é importante a pausa com alongamento e deslocamento de um local para outro.

Para saber mais sobre os programas de saúde da Unimed Cuiabá acesse www.unimedcuiaba.coop.br ou ligue (65) 3612-8848/8849.