Aquarela da Saúde: Conscientização e combate ao tabagismo são foco do maio cinza da Unimed Cuiabá

Neste mês, o enfoque é na conscientização e combate ao tabagismo, com o “Maio Cinza” e tema “Não deixe o cigarro tirar seu folego”, reforçando as ações do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 deste mês.
Texto: Jaqueline Siqueira - Assessoria de Comunicação
        03 de maio, 2021

Mensalmente, por meio da Aquarela da Saúde, a Unimed Cuiabá enfatiza o cuidado e a prevenção de doenças, com ações informativas de educação em saúde. Neste mês, o enfoque é na conscientização e combate ao tabagismo, com o “Maio Cinza” e tema “Não deixe o cigarro tirar seu folego”, reforçando as ações do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 deste mês.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente em vários produtos. A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. No Brasil, cerca de 428 pessoas morrem diariamente em decorrência das doenças causadas pela dependência.

A pneumologista Dra. Keyla Medeiros Maia alerta que essa é a segunda principal causa de morte no mundo. “O tabagismo tem correlação com inúmeras doenças das quais destacamos a incidência de 90% dos casos de câncer do pulmão, 85% das mortes por enfisema pulmonar, 45% das mortes por infarto do miocárdio e 30% das mortes por qualquer tipo de câncer”.

Segundo pesquisa feita pela Fiocruz a pandemia e o isolamento social contribuíram para o aumento do consumo do cigarro em 34%. Os pesquisados relatam ainda piora no quadro de depressão, ansiedade e insônia.

Os malefícios atingem não só os fumantes, mas também os que absorvem a fumaça, os chamados fumantes passivos.  “Eles estão sujeitos a riscos irreversíveis à saúde, que vão de efeitos imediatos como tosse, irritação dos olhos, até problemas como a Síndrome de Morte Súbita Infantil, que acomete bebês. Além do maior risco no desenvolvimento de doenças respiratórias, em jovens e nos adultos o desenvolvimento às doenças ligadas ao tabagismo. Frisamos em nossa campanha o slogan - Não deixe o cigarro tirar seu folego e daqueles que você ama. Para que os fumantes pensem neles e nas pessoas próximas”.

Abandonar o vício é possível e traz inúmeros benefícios, alguns podem ser sentidos cerca de 20 minutos após, como a diminuição do ritmo cardíaco e a baixa da pressão arterial. A melhora é contínua, acarretando bem-estar e melhoria na qualidade de vida. “Os benefícios são gradativos e potencializados com a prática de exercícios físicos regulares, mesmo em casa. Praticar exercícios auxilia quem deseja parar de fumar atenuando os sintomas da abstinência, liberam hormônios que dão sensação de bem-estar, melhoram o humor, diminuindo o estresse e sintomas de ansiedade e depressão”, exemplifica.

Viver Bem - O Viver Bem atua visando o cuidado completo com o beneficiário, na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida. Por meio de 12 Programas de Saúde o núcleo realiza diversas atividades de educação em saúde, incentivando o cuidado e prestando informações para o monitoramento e controle de doenças como Hipertensão e Diabetes, além de oferecer programas específicos de combate ao Tabagismo, Obesidade e Sedentarismo, todos com acompanhamento de equipes multiprofissionais.