Voltar Incidência de câncer colorretal aumenta no Brasil

Incidência de câncer colorretal aumenta no Brasil

Neste mês de março a Unimed Cuiabá promove a campanha de conscientização e cuidado com a saúde intestinal.
        13 de março, 2023
O câncer de intestino é o terceiro tipo tumor mais frequente no Brasil, ficando atrás apenas do de mama e próstata. Estima-se que, nos próximos três anos, haja um aumento da incidência de casos em homens (10,19%) e mulheres (12,64%). A previsão é do Instituto Nacional do Câncer (Inca).  

Hábitos como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada associados a características como idade, obesidade, potencializam a incidência do câncer colorretal entre os brasileiros.  

“Muita gente não sabe, mas existem milhões de neurônios nos intestinos conectados à região cerebral. A saúde intestinal influencia no funcionamento de todo o corpo humano. O intestino tem função fundamental na nutrição e defesa do organismo. Ter um intestino saudável também ajuda no bem-estar, mantém a pele bonita e até melhora o humor”, explica o médico coloproctologista Mardem Machado de Souza. 

Para prevenir o surgimento da doença e conscientizar a população a ter hábitos mais saudáveis, a Unimed Cuiabá promove, neste mês de Março, a campanha Aquarela da Saúde representado pela cor Azul Marinho. A ação também dá visibilidade aos comportamentos de riscos, faz alerta para os sintomas, estimula os cuidados como forma de prevenção e a importância do rastreamento e diagnóstico precoce da doença. 

“Quando o intestino funciona normalmente, os alimentos percorrem todo o sistema digestivo a uma velocidade metabólica ideal. Assim, a massa alimentar e o bolo fecal não ficam retidos em qualquer parte do trajeto por um tempo maior que o necessário e são eliminados no momento adequado. A má alimentação, pouca atividade física, pouco consumo de água e um sono desregulado prejudicam a saúde intestinal e consequentemente, todo o corpo e a mente”, reforça o especialista.  

Por ser uma doença silenciosa, é necessário prestar atenção aos sinais mais sutis: a persistência de um desconforto abdominal já é um alerta, que não deve ser negligenciado.  

“A realização dos exames de rastreamento para câncer colorretal pode melhorar o prognóstico da doença, identificando a patologia em estágio inicial. Em caso de confirmação de diagnóstico precoce, isso é um fator positivo para o tratamento, pois nesse estágio a taxa de mortalidade é menor quando comparado aos casos quando a doença é identificada após o desenvolvimento dos sintomas”, explica Mardem.   

Intestino e suas funções 

O intestino é responsável pela absorção de grande parte dos nutrientes que ingerimos. Esse processo acontece no intestino delgado, enquanto o intestino grosso fica com a responsabilidade de absorver boa parte de água.  

O bom funcionamento do intestino também é aliado da imunidade. Cerca de 70% a 80% de todas as células imunológicas presentes em todo o corpo advém do intestino. Esse órgão colabora ainda com a produção de vitaminas, como a vitamina K e outras vitaminas do complexo B.  

Outra função do intestino consiste em ajudar no bom funcionamento do cérebro, 90% do triptofano é sintetizado no intestino. Esse aminoácido essencial é utilizado pelo cérebro, junto a vitamina B3, para ajudar o corpo a produzir a serotonina, que coordena diversas funções no organismo, incluindo o humor e nossas sensações, tanto físicas, quanto emocionais.